150 anos da publicação sobre Martin Fierro serão comemorados com evento na Fronteira

0
418

Em 2022 a obra do Gaúcho Martin Fierro completa 150 anos de publicação, sendo o poema de José Hernandez a obra literária de maior popularidade não apenas na Argentina, como também na Fronteira Livramento e Rivera, sendo tema do evento “Aqui me pongo a cantar”, organizado pelo grupo Café com Fronteira do artista, professor e produtor cultural Felipe Cremonini e Aylon Dutra, professor da rede municipal, mediador de leitura e mestrando em letras na UPF.

A programação conta com roda de conversa com escritores conhecidos, além de exposição artística, exposição de vídeo dança, lançamento da vídeo intervenção “Aqui me Pongo a Cantar” e noite musical.

De acordo com Felipe Cremonini, a ideia de realizar o evento surgiu do imaginário social que existe na cidade, por Livramento ser conhecida como a “Terra de Martin Fierro”, sendo desenvolvidas várias pesquisas sobre o assunto.

“Durante a preparação do evento, fomos para as ruas gravar com a comunidade sobre o tema, vimos que todo mundo conhecia, mas quase ninguém sabia de onde vinha. Então resolvemos desenvolver o evento, trazendo um pouco da poesia que existe na obra”, discorreu.

Além das rodas de conversas sobre diversos assuntos, haverá o sorteio de algumas edições do livro capa dura de Martin Fierro, editados por Sérgio Paiva que, gentilmente, cedeu alguns exemplares. Como a obra de Martin Fierro retrata um muito sobre a figura indígena, Felipe e Aylon convidaram a artista Bruna Charrúa, indígena vinda de pelotas, que falará sobre os povos originários da Fronteira, além de expor sua obra no Espaço Braguay. A questão da masculinidade do gaúcho será retratada através da vídeo dança Esporas, apresentada pelos artistas Helder Machado, Gustavo Silva Dorneles e Marcos Amaral, vindos de Santa Maria.

Além de Felipe Cremonini e Aylon Dutra, o evento tem como organizadores Geise Oliveira, no design, Jean Luca Corrêa, na confecção do logo e Cíntia Lee.

Felipe Cremonini destaca que o evento é totalmente aberto ao público, em parceria com a Unipampa que concederá certificados valendo horas acadêmicas para os estudantes que se fizerem presentes. O evento “Aqui me Pongo a Cantar” conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Espaço Braguay, Unipampa, Dimensom, La Tuna, entre outras empresas e parceiros que contribuíram com um pouco da história de Martin Fierro.

 

Programação:

Dia 30 de julho (17h) – Roda de Conversa sobre “Poetas e Mitologias”, com o escritor Juremir Machado, na Unipampa.

Dia 06 de julho (16h) – Roda de Conversa “Tempos de Glória”, com Sirineu Rocha, na Sala Cultural; às 17h, Roda de Conversa “A Resistência Indígena no Pampa Transfronteiriço”, com Bruna Charrúa, na Sala Cultural; após, exposição artística no Espaço Braguay. À noite, no La Tuna, acontece o evento “Aqui me Pongo a Cantar: música e arte nos 150 anos de Martin Fierro”, com exibição e roda de conversa sobre a vídeo dança Esporas, às 20h. Após haverá o lançamento do vídeo “Aqui me Pongo a Cantar”, seguido de música latina ao vivo, com Gerônimo.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266