Junta Militar de Livramento segue com alistamento até o dia 30 de junho
Segue até o dia 30 de junho, o prazo para alistamento militar dos jovens nascidos em 2004. De acordo com o secretário da Junta Militar de Livramento, Fabrício Peichoto, a estimativa é que cerca de 800 jovens estejam nesta faixa. Até o final de abril, 462 realizaram o procedimento.
Para o cadastro online, é necessário apenas, o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.
Mulheres no Exército Brasileiro
Peichoto destaca que as mulheres não têm a obrigatoriedade de realizar o alistamento, mas que pode incorporar no Exército Brasileiro de algumas formas. “Nós recebemos algumas moças na Junta Militar questionando sobre como se alistar e/ou como servir ao Exército. O alistamento ainda não é obrigatório ao sexo feminino, existe um debate para que seja regulamentado a obrigatoriedade também”, disse. A forma mais comum de ingresso de mulheres, é a ESA, Escola de Sargentos das Armas, onde a candidata se inscreve para uma prova realizada anualmente. A interessada deve ter o segundo grau completo e ter de 18 a 24 anos. A segunda forma é a AMAN, Academia Militar das Agulhas Negras, Escola dos Oficiais de Carreira do Exército, com quase os mesmos requisitos: ter segundo grau completo e possuir entre 18 e 21 anos. A terceira forma é a mulher entrar no Exército como Técnica em Enfermagem, ingressando como sargento temporária.
O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino. Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios. A Junta Militar em Livramento fica em anexo à Prefeitura Municipal, com acesso pela rua Duque de Caxias, das 7h30 às 13h30.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266