Santanenses participam do Troféu Brasil de Atletismo

Os atletas Sameher e Nidgie representaram o município na competição
0
264

A Troféu Brasil de Atletismo iniciou na última quinta-feira (10), em São Paulo, e conta com a participação de dois atletas santanenses, Sameher Baja e Nidgie da Silva.

Considerada a mais importante competição interclubes da América Latina, a Troféu Brasil está sendo transmitida ao vivo gratuitamente através do site www.canalolimpicodobrasil.com.br.

A atleta de 21 anos Sameher Baja, que iniciou sua trajetória na corrida em 2018, participou de prova na competição na quinta-feira. Já a prova em que o atleta Nidgie irá competir será neste sábado, às 16h.

 

Sameher Baja

Apaixonada pelo esporte, a santanense já competiu em diversas provas estaduais e internacionais, tendo resultados positivos. Classificada em 2º lugar na Maratona de Punta Del Este e em 5º na classificação geral e 1ª colocada brasileira na competição São Fernando. Sameher é vice-campeã estadual em 3 mil metros com obstáculos, foi classificada em 3º lugar no campeonato gaúcho de 800 metros rasos e 4ª nos 1.500. Além disso, ela ainda participou da Maratona Olímpica do Rio de Janeiro, sendo classificada em 9ª colocada no geral feminino.

“É muito importante para a nossa cidade, eu sou a primeira atleta santanense a participar, me sinto muito orgulhosa, porque todo o trabalho que eu tive para chegar até aqui valeu a pena. Nós atletas abrimos mão de muita coisa, escolhemos ficar em casa, não beber, dormir cedo e não sair com amigos porque no outro dia temos que treinar cedo, então eu abri mão de muita coisa e hoje eu vejo que valeu a pena. Eu trabalhei muito, treinei muito, lutei muito e eu finalmente consegui chegar em uma competição a nível nacional, que é muito importante”, relatou Sameher.

Como dica para os jovens que sonham em alcançar tal feito, a atleta afirmou que é necessário acreditar em seus sonhos e buscar sempre dar o seu melhor. “Mesmo que demore, tudo na vida é um processo. A gente nunca pode desistir, porque quanto mais tentamos, mais próximo nós estamos. Todos os sonhos são possíveis, só temos que querer e continuar firmes em nossos objetivos”, concluiu.

 

Nidgie da Silva

A sua história no esporte começou aos 19 anos, quando entrou para o serviço militar, onde precisava correr nos treinamentos, o que despertou o seu interesse pela corrida, buscando uma posição de destaque dentro do Exército como atleta.

O santanense já participou de diversas competições e é o atual campeão da meia maratona nas competições de Punta Del Este, Uruguaiana, Mercosul, é cinco vezes campeão estadual do Circuito Sesc de Corridas de Rua, foi o 9º colocado na meia maratona do Rio de Janeiro e é o 5º colocado da meia maratona de Montevidéu. “São resultados que me motivam muito a buscar me desenvolver mais. O que me motiva é justamente estar em constante evolução, em busca dos meus objetivos, e o apoio que eu tenho de todos quando estou partindo para as competições”, contou.

Participando da Troféu Brasil pela segunda vez, Nidgie contou que a sua expectativa é se sair melhor do que no ano anterior, quando não estava passando por um momento bom em sua vida pessoal. “O meu psicológico não estava muito forte, e nesse ano estou treinando com uma nova treinadora, em um novo clube, que me deixaram em condições de esperar algo muito melhor de mim mesmo”, explicou.

Atualmente, o atleta ainda conta com um estúdio de treinamento físico profissional em Sant’Ana do Livramento, chamado Movimento, atuando como treinador e administrador. Já no clube em que participa é atleta e treinador, contando com uma aluna sub23, uma aluna sub15 e dois alunos sub18, que acredita terem um potencial imenso e condições de estarem na Troféu Brasil também no próximo ano.

“Os meus alunos têm uma capacidade muito grande de se desenvolver. O Lorenzo é um atleta de 16 anos que vai entrar no ranking brasileiro ainda este ano entre os cinco melhores do Brasil. A minha irmã Maria Eduarda não competiu ainda mas estou preparando ela para entrar em competições sub15. A Sabrina é uma atleta sub16 que vai entrar para o ranking brasileiro ainda este ano também. A Sameher era minha aluna e agora está treinando com a minha treinadora, Carol, e já está no campeonato brasileiro também. São alunos com um potencial extremo e com a mesma condição de estarem participando das mesmas competições que eu estou agora”, afirmou.

 

História

Nidgie destacou que com a participação deles na competição Troféu Brasil estão fazendo história representando o município de Sant’Ana do Livramento.

O atleta, que já foi treinador da Sameher, destacou se sentir realizado por estarem na mesma competição e ressaltou a importância da igualdade entre homens e mulheres, e a falta disso no esporte. Nidgie ainda relatou a dedicação e determinação da atleta com o esporte. “A participação de mais atletas é importante para o crescimento”, disse.

Contudo, o santanense ainda explicou que é necessário mais incentivo e apoio no município, especialmente vindo do poder público, aos atletas que representam Sant’Ana do Livramento.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266