FUTEBOL: Grêmio Santanense completa 108 anos de história

Último presidente recorda os títulos e alguns momentos do clube
0
904

“Precisamos relembrar esta importante parte de nossa história. Nós santanenses podemos ter orgulho do futebol que tivemos e vivenciamos”, Luiz Paulo Garagorry Dutra

No dia 11 de junho, o Grêmio Santanense completou 108 anos de fundação, data esta marcada pelas lembranças dos momentos marcantes que o clube protagonizou na Fronteira.

De acordo com Luiz Pedro Garagorry Dutra, último presidente do clube, o Grêmio Santanense surgiu de uma dissidência do Esporte Clube 14 de Júlio, sendo fundado no dia 11 de junho de 1913 na então Barbearia do Ladário, tendo uma trajetória em campo até o ano de 1975, quando se licenciou retornando em 1977 quando participou do Campeonato Citadino junto com os clubes 14 de Julho, Armour Futebol Clube e Fluminense. O Grêmio Santanense teve como primeiro presidente do clube o senhor Arsênio Vaz.

Posteriormente a isso, o Grêmio esteve mais uma vez licenciado, no período de 1978 até o ano de 1985, quando retomou as suas atividades, vindo a disputar vários campeonatos promovidos pela Federação Gaúcha de Futebol, atuando até o ano de 1995, quando voltou a licenciar-se permanecendo até hoje como agremiação inativa.

 

Títulos conquistados pelo Grêmio Santanense:

1937- Campeão Estadual (presidência de Silvio Cademartori)

1939- Vice-campeão Estadual

1948- Vice-campeão Estadual

1957- Campeão do Centenário de Livramento

1967- Campeão Estadual da primeira divisão de profissionais

Campeão do Fronteirão

Campeão da Copa Rubens Freire

1991- Vice-campeão Estadual da divisão de profissionais

 

Famílias que contribuíram para a história do Grêmio Santanense:

– Família Cademartori

– Gallo

– Bissio

– Remedi

– Fialho

– Salim

 

Clássico Gre-Qua

Segundo Luiz Paulo Dutra o clássico Gre-Qua, disputado entre Grêmio Santanense e Esporte Clube 14 de Julho era o maior do futebol local, uma vez que o rubro-negro sempre foi o maior rival da agremiação vermelha e branca.

Além deste, outros jogos também ficaram marcados na história do Grêmio Santanense, como as partidas disputadas com o Armour e o Fluminense, todos adversários de grande importância.

 

Estádio Honório Nunes

A sede do Grêmio Santanense, o conhecido Estádio Honório Nunes, recebeu este nome em homenagem ao próprio Honório Nunes, já que o mesmo, segundo relatado por Luiz Paulo Dutra, foi quem aportou a importância para aquisição da área, realizando a doação para o time santanense.

“Além do Estádio Honório Nunes é importante que se destaque os outros estádios que Livramento possui e que, em uma época remota, abrigaram os outros grandes times de futebol de Livramento, como o João Martins, pertencente ao 14 de Julho; Miguel Copatti, do Armour Futebol Clube e o Estádio Ari Rodrigues, pertencente ao Fluminense”, pontuou.

O Estádio Honório Nunes sediou a seleção da Colômbia, durante a realização da Copa América, na cidade de Rivera, Uruguai, além disso, foi palco de outras tantas partidas importantes para o futebol santanense.

 

Celeiro de grandes jogadores

Dos campos do Grêmio Santanense, saíram muitos nomes para os gramados do Estado e do País, profissionais como Claudiomiro, Fabio de los Santos, Fabio Zambiazi, Pino, Solis, entre outros, que defenderam importantes agremiações como Grêmio Porto-alegrense, Santos, Curitiba.

 

Os Cara Pintada

Conhecida como a torcida oficial do Grêmio Santanense, era um grupo formado por pessoas moradoras das proximidades do estádio, que em dias de jogos animavam os torcedores e jogadores com cantorias e batucadas dentro do estádio Honório Nunes.

Luiz Paulo Dutra conta que a torcida era muito incentivadora do time, um grupo de onde surgiram muitas amizades. O ex-presidente do Grêmio Santanense lamentou o falecimento do amigo e companheiro Edinho Borges, ex-presidente da torcida dos Cara Pintada, no dia 10 de junho.

 

O Grêmio Santanense hoje

Conforme o presidente, atualmente com a realização do Campeonato Internacional Master, entre Livramento e Rivera, o campo do clube está sendo utilizado por uma cedência temporária para treino do Grêmio Master e também para mandar seus jogos, estando sob a responsabilidade de Celestino Nunes.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266