Desfile do 20 de Setembro está confirmado em Livramento

0
131

A Comissão dos Festejos Farroupilhas de Livramento realizou recentemente, no CTG Fronteira Aberta, a apresentação do projeto da Semana Farroupilha, o encontro reuniu comunidade, imprensa, órgãos de segurança pública, Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, igrejas, entre outras instituições locais.

“Ficamos muito felizes porque o projeto teve uma grande aceitação. Queremos realizar uma grande comemoração este ano, e precisamos do apoio de todos. Esta reunião foi muito produtiva, pois entendemos que a Semana Farroupilha precisa ser respirada por todos os segmentos, e não apenas pelas entidades. Queremos que todos revivam o sentimento de pertencimento, que a maior Semana Farroupilha e o desfile acontecem aqui”, destacou Leonardo Soares, presidente da comissão.

O projeto também foi apresentado para as instituições de ensino da rede municipal, estadual e privada, em reunião realizada na 19ª Coordenadoria Regional de Educação.

Leonardo Soares disse que nas escolas será desenvolvido trabalho, mediante agendamento, com visitas das entidades nas escolas, ou vice-versa, apresentando oficinas campeiras, culturais e artísticas, contando a história do gaúcho. O projeto contempla o Mês Farroupilha, com atividades pedagógicas nas escolas, além da realização do trabalho artístico e cultural envolvendo toda comunidade.

Nos próximos dias, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas estará na cidade, a fim de apresentar o projeto “Terras de Muitas Terras”, que será apresentado para a comunidade e entidades tradicionalistas.

 

Concurso de Prenda e Peão

Leonardo Soares contou que a comissão está trabalhando nas escolas com a realização do Concurso de Prenda e Peão da Semana Farroupilha, com a realização de uma ciranda voltada para as escolas. Após a escolha dos representantes nas escolas, haverá um concurso municipal, onde serão escolhidos os representantes municipais.

 

Lançamento Oficial

A Semana Farroupilha de Livramento será lançada oficialmente no dia 20 de agosto, no Parque Internacional, data em que será realizado um evento para trabalhar o tema proposto para este ano, intitulado “Terra de Muitas Terras”. Para isso, a Comissão dos Festejos está preparando uma representação das etnias que constituíram a identidade gaúcha, com apresentações artísticas de bailados, mateada e músicas nativistas.

 

Programação da Semana Farroupilha

A programação da Semana Farroupilha terá início no dia 09 de setembro, no Parque Internacional, com a realização de um evento gastronômico com destaque para a culinária gaúcha, incluindo a carne de ovelha, o vinho, a cerveja artesanal, o artesanato local e shows nativistas, proporcionando que a comunidade tenha contato com o que é produzido em Livramento.

No dia 10 de setembro, o projeto tem continuidade com uma mateada, também no Parque Internacional, com várias atrações.

Leonardo Soares contou que, no decorrer da semana, serão realizados seminários campeiros nas entidades tradicionalista, destinados às escolas locais, onde serão apresentados a parte dos esportes e da lida campeira, com mini torneio de tiro de laço na vaca parada, oficinas de chimarrão, de encilha e desencilha, trança em tento de couro cru, entre outros. Com os alunos do ensino médio, será desenvolvido o primeiro Torneio Interestudantil de Truco, com destaque para ensino do jogo. A programação da Semana Farroupilha também inclui Encontro de Talentos, além de preparação pedagógica para os professores, a fim de que os mesmos trabalhem a Semana Farroupilha nas escolas.

No dia 14 de setembro acontece a abertura oficial da Semana Farroupilha, na Praça General Osório, com a distribuição da centelha da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas. Após, o Grupo de Cavalgadas irá conduzir a Chama até a Casa de David Canabarro, onde acontecerão as casereadas. A Chama Crioula será acesa no Estado na cidade de Canguçu, quando Livramento será representada pelo Grupo Santanense de Cavalgadas e pela Comissão dos Festejos Farroupilhas na busca pela centelha.

 

Desfile Farroupilha

Leonardo Soares disse que as entidades estão preparando uma extensa programação para a Semana Farroupilha, como forma de divulgar as tradições gaúchas. O presidente da Comissão dos Festejos confirmou a realização do desfile do 20 de Setembro para este ano, o qual, devido a pandemia, não pode ser realizado nos últimos 2 anos.

“A expectativa é de que, como estamos em uma pós-pandemia, as pessoas estejam com mais entusiasmo em comemorar e participar do desfile, e estamos esperando um grande público tanto para a abertura quanto para o desfile”, pontuou.

Deixe um comentário