Semana Farroupilha é comemorada com restrições da pandemia

0
352

A Semana Farroupilha é comemorada entre os dias 13 e 20 de setembro com atividades e desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. Neste ano, devido à pandemia, os festejos foram cancelados e as atividades em galpões precisaram ser adaptadas.

“É uma semana totalmente atípica para todos nós, um momento diferente, e nós tivemos que reinventar a Semana Farroupilha em Livramento. Vamos realizar as casereadas normais das entidades, não teremos o tradicional galpão da Praça General Osório, mas utilizamos a sede do CTG Estância Velha da Brigada Militar para fazer as casereadas”, contou Leonardo Soares, o presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas e representante do MTG.

A Chama Crioula foi acesa na segunda-feira, 14, na região do Cerro Chato, local onde viveu Paixão Cortes e iniciou em cavalgada até o Nascente do Ibirapuitã, onde pernoitou e após saiu em direção ao CTG Estância Velha.

Leonardo contou que a cavalgada foi limitada a 15 pessoas, todos com exame do mormo, protocolo de distanciamento e uso de máscara. “Na casereada das entidades a mesma forma, o protocolo sanitário, uso de máscara e álcool gel e a limitação de sete pessoas por entidade no galpão da Estância Velha para evitar aglomerações. Foi proibido qualquer tipo de jantar, almoço, ou reuniões dentro da casereada com mais de dez pessoas”, contou.

Ele ainda explicou que as entidades foram orientadas com relação aos protocolos e foi criada, pelo próprio MTG, uma cartilha com o protocolo de distanciamento para ser adotado. Segundo Leonardo, das 33 entidades de Livramento três abriram suas portas em modo restaurante e outras cinco de forma interna, restrito às suas patronagens, as demais não irão abrir e não terão nenhuma atividade.

“Realmente é um momento atípico, precisamos nos reinventar para não deixar morrer a tradição, para que não passasse em branco a nossa Semana Farroupilha. E no dia 20 o encerramento será ao meio dia de forma totalmente online, imaginávamos um evento muito maior mas a pandemia acabou nos limitando”, concluiu.

 

HOMENAGEM

Exposição Farroupilha está sendo realizada na Casa de Cultura

Desde segunda-feira, 18, vem sendo realizada a “Exposição Semana Farroupilha” na Casa de Cultura. A exposição conta com fotografias, pinturas, artigos e armas da época, e está aberta ao público até as 17h de segunda a sexta-feira.

“Apesar da pandemia, a Secretaria de Cultura não poderia deixar de homenagear a Semana Farroupilha, nós sabemos o que representa para o povo gaúcho. Se pode pensar na Guerra dos Farrapos como não tendo vencedores, mas foi um exemplo de coragem que ficou para a história de todo o país. Acho importante principalmente para os jovens não deixarem morrer esse sentimento nativista”, destacou a secretária de cultura, Maria Regina Prado Alves.

O historiador Victor Hugo Vargas, que organizou a exposição que conta inclusive com itens de seu acervo pessoal, contou terem procurado colocar traços da história da época, principalmente através de itens que representam personagens que fizeram parte daquela luta.

“A Semana Farroupilha é comemorada todos os anos relembrando a história do povo gaúcho reivindicando seus direitos e anseios de igualdade. É muito bom que se relembre esse fato através de uma exposição”, ressaltou o historiador.

Confira registros da exposição:

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266

More News