Laboratório Pasteur aborda a pandemia do novo coronavírus

0
643

O rápido avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus vem colocando em risco grande parte da população mundial. Devido ao alto poder de contágio do vírus e à gravidade clínica, a doença também tem causado enorme pressão nos sistemas de saúde e sobre os profissionais que atuam na linha de frente de atendimento.

Por ser uma doença nova, conduta e dúvidas no tratamento têm sido uma constante. A Covid-19 é a doença causada pelo novo coronavírus sars-cov-2 sendo transmitida basicamente de pessoa a pessoa através de gotículas produzidas nas vias respiratórias e lançadas no ambiente mediante a tosse, espirros ou secreções.

O período de incubação dura em média 5 a 6 dias, podendo se estender a duas semanas. Estudos recentes indicam que, após o contágio, pacientes infectados podem transmitir o vírus mesmo no período de incubação.

Os primeiros sintomas reportados são febre, tosse seca e fadiga. Outros menos comuns são: anorexia, mialgias, dor de garganta, cefaleia, congestão nasal, conjuntivite, erupções cutâneas, diarreia, perda de olfato e paladar.

Alguns pacientes desenvolvem quadros graves com complicações necessitando de internação, podendo apresentar dispneia, pneumonia, insuficiência respiratória, renal, cardíaca, septicemia, falência de múltiplos órgãos e evoluir para óbitos. Os fatores de risco mais comuns associados a quadros graves são a idade avançada, doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, hipertensão arterial e câncer.

Para finalizar poderíamos considerar como fator de alívio que a grande maioria das pessoas contaminadas são assintomáticas ou desenvolvem apenas quadros leves que evoluem para melhora clínica em geral dentro de uma semana.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266