Percepções – 24/10/2020
*Medidas de contenção
O aumento do número de casos de COVID, em Rivera, motivou uma reação imediata do Presidente do Uruguai. Durante um período de 30 dias, uma série de medidas “estritas” para conter o recente surto estão sendo implementadas, como suspensão de aulas, de espetáculos públicos e festas privadas.
*Paralisação nas escolas
As escolas vão paralisar aulas presenciais por 15 dias, já que dos 123 casos de Covid-19 confirmados em Rivera, 28 contágios ocorreram em estabelecimentos de educação. Também foi solicitada a fiscalização, através do Ministério dos Transportes, do uso de máscaras nos ônibus, bem como a manutenção da ventilação nestes veículos. Sobre eventos e cultos religiosos, deve ser feita uma lista de participantes, além do cumprimento de protocolos de prevenção, como o uso de máscaras e álcool em gel, e o respeito à capacidade de cada recinto.
*Multas por descumprimento
Para estabelecimentos comerciais e turísticos, estes devem ter sua lotação limitada a uma pessoa por cada cinco metros quadrados, além de controlar a temperatura dos clientes que entram e exigir o uso de máscara. As multas por descumprimento podem variar entre 36 mil pesos (aproximadamente US$ 818) e 1,2 milhão de pesos (cerca de US$ 27.270).
*Blindados na Sarandi
Retirado o susto inicial por ver blindados na Sarandi, a reação é de compreensão, pois vale apenas para impedir que pessoas contaminadas ingressem em Rivera. Os proprietários de Free Shops temem que haja uma fuga de turistas, mas as pessoas não estão sendo barradas. A orientação é que somente impeça a entrada de pessoas que estejam com febre. As lojas seguiam abertas mas com pouco movimento na tarde de ontem.
*Turismo de compras
Após a liberação de restrição pela Prefeitura de Livramento, a Fronteira vinha recebendo uma média de 3 mil pessoas por fim de semana, o que acabava movimentando a economia. Pelo menos pelos próximos 15 dias, deve haver forte redução.
*Férias no Uruguai?
A Comissão do Mercosul da Assembleia debate juntamente com representante do governo uruguaio a possibilidade de reabrir as Fronteiras durante o verão. O Presidente do país vizinho entende que é cedo para falar a respeito, mas adianta que haverá restrição de turistas. Portanto, não haverá flexibilização de fronteiras, mesmo em época de alta temporada de verão.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266