Percepções – 21/11/2020

0
674

*Direita e Centro                 

Nestas eleições, foi mantido um padrão que vem se repetindo no RS, com apoio a partidos de direita, de centro, em detrimento de esquerda, na escolha dos prefeitos. Mais da metade das Prefeituras vão para o PP e MDB. Juntos, somam 278 municípios.

*PL em alta

O partido com maior crescimento foi o PL, elegendo 10 prefeitos, entre eles, São Gabriel e Itaqui. Já o PT continua a perder espaço. Em 2012 chegaram a ter 72 municípios gaúchos, agora apenas 23, com drástica redução política nas prefeituras no Estado. O PSB conquistou 19 Prefeituras. Já o PDT recuou de 78 para 63 cidades governadas. O DEM terá 15 prefeituras, entre elas, Livramento.

*Composição com Legislativo

Há uma expectativa para ver como a Prefeita Ana vai administrar, politicamente, sua relação com os Vereadores.  Sem maioria, terá de negociar, mas a forma como deve conduzir, é a grande questão. A negociação não acontece entre membros do mesmo partido e sim entre contrários. Portanto, é natural uma composição em início de governo, demarcando espaços e buscando pautas comuns. Bolsonaro até que tentou uma relação de independência, mas para sobreviver politicamente aproximou-se do centrão.

*Racional ou emocional

Por que candidatos com curso superior, experiência e conhecimento para legislar, não foram eleitos? Não tem muita explicação. Os mais votados são eleitos, desimportando outros fatores.  A motivação tem várias facetas e é pessoal de cada eleitor. O cidadão vota de forma racional ou emocional. Ou também pode votar para transmitir um outro tipo de recado. A verdade é que candidatos qualificados poderiam ter contribuído, mas o povo viu de outra forma. Nada a acrescentar. Só a lamentar.

*Indagação em aberto

Por que 24.286 santanenses renunciaram ao legítimo direito de eleger o seu representante?

Puro desencanto, ou prevenção, em função da Covid?

*Futuro de Ico

O Prefeito Ico deve estar cuidando das feridas. Não esperava a derrota. Pessoas mais próximas admitem que foi um duro golpe. Ele deve reunir direção do partido, vereadores e conversar a respeito, avaliando o resultado. Um dos convites que deve receber é de João Luis Vargas, eleito prefeito de São Sepé, para assumir uma Secretaria a partir de janeiro.

*Votação histórica

O jovem prefeito de Dom Pedrito, Mario Augusto, foi reeleito com 88,5% dos votos, um resultado inédito na história política de minha terra natal. Desde criança, ele dizia que seria um dia seria prefeito de sua cidade. O sonho continuou por sua adolescência e se realizou aos 21 anos de idade. Estamos assistindo a história de um político que vai muito mais longe. Tem carisma, honestidade de propósitos e acredita que pode melhorar a vida das pessoas. Mario é a grande promessa do PP.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266