Percepções

0
580

*Que exemplo!

Uma decisão judicial relacionada ao pagamento do reajuste do Piso Nacional do Magistério, proferida pelo juiz titular da 1ª Vara da Justiça Federal, de Sant’Ana do Livramento, deixou muitos professores apreensivos, pois desobriga o pagamento relativo ao cumprimento do piso da categoria, fixado em 33%, conforme portaria 67/2022

 

O prefeito de Dom Pedrito estava cumprindo com o pagamento do Piso, determinando o aumento superior a 33%. “Nos organizamos financeiramente e estamos conseguindo pagar, levando em conta o merecimento dos professores que há tanto tempo clamam por seus direitos”, destacou o prefeito Mário Augusto.

 

Muitos municípios na época não conseguiram pagar e ingressaram na justiça com apoio da Famurs e CNM, para que não fosse obrigatório esse pagamento. Na quarta-feira, 8, veio a decisão judicial suspendendo a validade da Portaria que concedia o ajuste de 33,24%.

 

Em Dom Pedrito, o Executivo poderia rever, afinal foi aprovada uma decisão que invalida o reajuste. Veja a decisão do prefeito Mario: “Em respeito a essa importante categoria, nossos professores continuarão recebendo salários conforme reajuste concedido pela Prefeitura”. Portanto, não haverá diminuição nos salários dos educadores da rede municipal.

 

Que exemplo, não é mesmo?

*Debates

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que sua participação nos debates ainda não está decidida: “Vou ver, vou ver. Isso é questão de estratégia”, afirmou para jornalistas. Mas acrescentou que, se o seu principal concorrente, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participar, ele também vai marcar presença. “Eu fecho agora: se Lula for, eu vou junto com ele”, disse, em visita a Foz do Iguaçu (PR).

*Participação

Tanto Bolsonaro quanto Lula já sinalizaram sobre participações de debates no primeiro turno. O presidente da República justificou a decisão de se ausentar, dizendo que queria evitar levar “pancada” dos adversários. Ele propôs também que as perguntas dos debates fossem combinadas previamente “para não baixar o nível”.

*Modelo

Lula, por sua vez, propôs um modelo de debates semelhante ao dos Estados Unidos, com no máximo três eventos no primeiro turno, unindo diversas emissoras em cada um deles.

*Primeiro turno

“Nunca um presidente, que eu tenha conhecimento, participou do primeiro turno de debates”, alegou Bolsonaro. Outros chefes do executivo, como Lula e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) realmente não marcaram presença nos debates de primeiro turno em seus respectivos anos de reeleição. No entanto, a presidente Dilma Roussef (PT) participou dos eventos.

*Desafio

Bolsonaro voltou a desafiar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a segurança das urnas eletrônicas. “Tô desafiando os próprios ministros do supremo a, em público, virem debater comigo a questão”, disse ele.

*Fake  News

Sobre a possibilidade de ter seu registro cassado por fake news e ataques ao modelo de eleições com urnas eletrônicas, afirmou: “Vai cassar meu registro? Duvido que tenha coragem de cassar meu registro. Não tô desafiando ninguém”.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266