Percepções
Fortalecimento da polarização
O recuo do ex-juiz Sergio Moro em sua pré-candidatura à Presidência deixa um espólio eleitoral, especialmente na população de maior renda, cujos votos, embora cobiçados pela terceira via, podem reforçar a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).
Pesquisas recentes indicam que o eleitorado de Moro cresce à medida que aumenta a faixa de remuneração, numa dinâmica similar à de Bolsonaro, nome mais bem colocado hoje para um segundo turno contra Lula. Moro registrou 8% de intenções de voto no levantamento divulgado pelo Datafolha em março. O ex-juiz, que decidiu ontem migrar do Podemos para o União Brasil e retirou sua pré-candidatura presidencial, chegava a quase o dobro, 15%, quando considerando somente o estrato mais rico, com remuneração mensal superior a dez salários mínimos.
Este é o mesmo segmento em que Bolsonaro atingiu, segundo o Datafolha, sua maior vantagem para Lula, com 39% a 23% em favor do atual presidente. Nas intenções gerais, o petista marcou 43% dos votos, contra 26% para Bolsonaro.
Democracia ameaçada
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse nesta sexta-feira que a Justiça Eleitoral está sob ataque e a democracia ameaçada. Sem citar nomes, Fachin disse que não vai “aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais”, numa referência às acusações de fraudes, sem provas, envolvendo o sistema eletrônico de votação usado no Brasil. Também defendeu “dissipar o flerte com o retrocesso”, assegurando a prevalência da institucionalidade sobre “a ordem de coisas inconstitucional”.
*Conversas
Eduardo Leite já começa as negociações envolvendo a terceira via neste sábado, 2, quando vai se reunir com o ex-ministro Sérgio Moro, que decidiu sair do Podemos para ir ao União Brasil e suspender a candidatura presidencial. Devem conversar sobre perspectivas futuras.
Candidatura
Após um período de reflexão, o ex-prefeito Solimar Charopen decidiu concorrer a deputado estadual. Embora algumas lideranças de seu partido estejam comprometidos com outros candidatos, entende que possa construir uma base de apoio entre os pedetistas. Em visita ao Jornal, destacou que tem mantido contato com muitas pessoas, caminhado pelas ruas, sendo incentivado a concorrer. Decisão tomada, o pré-candidato começa a formar grupo de trabalho e projetar o trabalho que pretende realizar buscando o voto dos santanenses.
Golpe
Novo golpe na praça: Estão entrando em contato, por telefone, com diversas pessoas identificando-se como do Poder Judiciário, propondo uma parceria para recebimento de cestas básicas arrecadadas pelo Fórum, ou pedindo indicação de pessoa para trabalhar como motorista de juiz/desembargador. Na continuidade, pedem que devolva um valor depositado a mais (fazem um depósito em envelope vazio na conta, num valor acima do que haviam combinado) e solicitam que seja feito pix da diferença. Pura trapaça.
Recursos
Vereador Duda Amaral buscou, junto ao deputado federal Afonso Hamm, emenda parlamentar no orçamento da União para ajudar na manutenção e custeio dos serviços prestados pela Santa Casa. No início desta semana recebeu a confirmação do deputado, confirmando a liberação de R$ 300 mil para hospital.
Adormecidos
Vereador Aquiles utilizou a tribuna para demonstrar sua contrariedade com o Executivo. Segundo o parlamentar, há uma inercia da atual administração em todos os setores, como escolas sem manutenção, deixando para agir quando há reclamações. “Para brigar com a Câmara estão sempre prontos, para resolver os problemas da população estão adormecidos”.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266