Percepções
O tamanho da Vereadora Eva
A Vereadora Eva carrega tanta humanidade dentro de si que transborda. Foi esta a sensação que me deixou, durante Live realizada na terça-feira. Da infância, no Armour, lembra quando ganhou uma bicicleta. Lembranças ruins sequer foram citadas. Deixou no passado. No frigorífico trabalhou durante anos, em praticamente todas as funções. Depois, foi vendedora ambulante.
A vida ia prosseguindo em seu ritmo normal, quando recebeu o convite para concorrer ao Legislativo. O partido precisava preencher as quotas e ela se enquadrava perfeitamente. Ao aceitar o convite fez apenas um pedido: queria um emprego, poderia limpar os banheiros da praça central. Ganharia honestamente o seu dinheiro.
Sobre a campanha eleitoral, não tinha dinheiro para nada, mas convocou os seguidores de sua página (Simplesmente Eva) para acompanha-la numa caminhada pelo centro da cidade. O resultado foi desanimador, com pouquíssimas pessoas presentes. Não desistiu. Iria até o fim. Nada em sua vida fora conseguido sem muita luta.
Realmente, as circunstâncias produzem os fatos. E os fenômenos. Eva se transformou nos dois, ao receber 1358 votos. O eleitor cansou do convencional. Apostou no diferente. Desta forma, recebeu o mandato popular, mudando totalmente sua vida. E seus horizontes.
O que as pessoas mais pedem para a vereadora Eva? Cestas básicas e emprego. Como não pode atender a todos, ingressou com projeto de lei que visa estabelecer hortas comunitárias para minimizar a fome das pessoas. No momento que puder viajar, pretende visitar frigoríficos da região vendo da possibilidade de criar empregos para os santanenses que não têm, em Livramento, opção de renda.
O exercício da vereança não impede Eva de ver a realidade como ela é, sem sombras, ou falsos apliques. A política, até o momento, não foi capaz de mudar este triste quadro, agravado pela pandemia. Ela gostaria que fosse diferente, mas sabe como é difícil transpor os limites da estagnação econômica e a ausência de uma política fronteiriça que traduza oportunidades para a maioria.
Após a live, entendi a razão pela qual teve tantos votos: É verdadeira no que diz e tem o coração maior que sua própria estatura. Assim como alimenta os 20 cachorros e 18 gatos, que tem em sua casa, queria ter condições para alimentar todos os famintos da cidade. Por eles tem lutado. Corre atrás de um quilo de arroz, se preciso for. Sabe onde dói. E o que fazer. Para ela, a política não tem cor partidária e se define pelas intenções.
Eva luta, prioritariamente, pelos desempregados. Esta, a razão de seu mandato. Acima de tudo, por uma questão de humanidade.
Poder, riqueza e bens
Conheço pessoas com poder, riqueza, que não conseguem olhar além de seu próprios objetivos. A questão não é o que você almeja e pelo que trabalha e sim de que forma pretende compartilhar com quem está ao seu lado suas próprias conquistas.
A memória afetiva guarda sentimentos de bondade e rejeita relações meramente materiais. Ninguém lembra daquele tio por que era rico e sim por sua capacidade de brincar, de viver a infância dos pequenos à sua volta. Para isto fomos feitos, para amar e ser amado, ser e fazer as pessoas felizes. O resto é pura materialidade, que se transforma em nada, com o passar do tempo.
Umas & Outras
Quinta-feira, 7, ocorreu o falecimento do advogado Ubajara Farias Rosado. Com 61 nos, foi vítima de um câncer. Perda irreparável para a advocacia. ***Embora em sérias dificuldades, aniversário do 14 de julho demonstrou que tem gente interessada em apoiar o clube. Que os obstáculos sejam superados! *** Pelo boletim diário Covid-19, de quinta-feira, contam 9.973 casos confirmados, com 53 ativos, 47 em análise e 04 hospitalizados. Os números demonstram que a pior fase já passou. ***O Brasil superou as 118 milhões de doses de vacinas aplicadas na população. São mais de 86 milhões de pessoas com ao menos uma dose de vacina e 32 milhões de brasileiros completamente imunizados.*** A CPI do Senado, se for realmente séria, precisará convocar o senador Omar Aziz para depor, sob juramento, e explicar direitinho o desvio de R$ 260 milhões pela esposa e os três irmãos do dinheiro da Saúde do estado do Amazonas. Aziz não poderá mentir sobre o caso, sob pena de sair da sessão preso e algemado.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266