Percepções

0
684

Chegou tua hora mais amarga

O crescimento da população idosa é um fenômeno mundial. Em 2025 o Brasil será o 6º país do mundo quanto ao contingente de idosos. Concomitantemente com o aumento da população idosa ocorre o aumento das doenças crônico-degenerativas. Senilidade é uma delas.  O primeiro fator a ser considerado é o posicionamento da família. Assim como a doença passa por vários estágios, a família passa por diferentes etapas.

A princípio, a família não sabe o que está acontecendo diante das manifestações de déficit, gerando sentimentos de hostilidade e irritação.

Do outro lado, o idoso pode perceber as próprias deficiências, correndo o risco de deprimir-se. À medida que a doença vai evoluindo, ocorre a busca por um diagnóstico, porém, nem sempre os familiares o aceitam rapidamente.

Um querido amigo está vivendo este drama. Ele não entende o que está e sua volta e tem dificuldade de compreender   a si mesmo.

Vejo em seus olhos a sombra de uma imagem que se altera, com oscilações diversas. Consegue ver   apenas uma névoa da realidade, sem captar toda a beleza que exala da natureza viva, ou as coisas pessoais que adornam sua casa.

Houve um tempo em que costumava sorrir, a cada manhã, acreditando ser feliz. Trazia um semblante de harmonia e vibração, próprio das pessoas de bem com a vida.

Chegou tua hora mais amarga. Uma lenta decomposição. Tudo em preto e branco.  Deixar de ser o que sempre foi e demonstrar inconsciência de seus próprios gestos, é penoso, difícil e desgastante para todos.

O problema não está na velhice e sim em não aceitar que ele envelheceu. A gente quer continuar sendo filho, quando a hora é de assumir a paternidade, mesmo que tardia.

O acometimento de um transtorno transforma a realidade em fantasia. Cria um mundo paralelo. Os olhos não conseguem separar o que é real ou imaginário. Embaralha tudo.

O verdadeiro amor, com conteúdo de gratidão, a gente demonstra para a pessoa a quem mais ama, quando ele deixa de ser útil. Por mais difícil que possa parecer, é este o momento de amá-lo, com todo o coração.

Enquanto a pessoa é útil, fica difícil saber o que é amor ou utilidade.

Somente podemos saber quem são os que realmente nos amam, quando nos tornamos inúteis.

Ele nem sempre consegue ver a vida real, mas a consciência que lhe falta deve se refletir no amor que recebe dos seus.

De compreender.

De querer bem.

De amar com olhos doces.

 

De dizer, diariamente, que seus medos são irreais e que você está ao lado, guiando seus passos e, generosamente, vendo além de seus olhos a pureza de sua alma, a qual, teimosamente, vagueia entre mundos distantes que habitam o imaginário de quem vai lentamente perdendo a razão.

*Calma e equilíbrio

A realidade pode ser muito difícil e um desafio muito grande, mas isso será muito importante para o seu aprendizado e desenvolvimento. Por mais difíceis que os problemas se apresentem, o importante é sempre manter a calma e o equilíbrio, e ter em mente que tudo passa, que não existe problema sem solução, se você deseja fazer o bem e se manter positivo.

Feliz Natal!!

 

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266