Percepções

0
880

*Aulas

O governador Eduardo Leite anunciou a determinação do retorno obrigatório das aulas presenciais. A medida vale para estudantes da Educação Básica, que inclui educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, de todas as redes de ensino do Estado. Em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira, Leite ressaltou que a permanência fora da sala de aula está prejudicando o futuro de gerações de estudantes. “A pandemia tirou vidas. E está tirando futuros também, na medida que temos ainda uma adesão ao retorno às salas de aula, às escolas menores do que deveríamos ter”, disse o governador. “Estamos tornando obrigatório (aulas presenciais) porque não podemos perder o futuro dos nossos jovens e crianças do Rio Grande do Sul”, argumentou.

*Posição

Vereador Romarinho não acredita que haja fundamentação para que o Impeachment da prefeita Ana seja realizado. Entende que a movimentação política da oposição, mesmo bem organizada, não garante a maioria de votos. Para tanto, vem conversando com os parlamentares, acreditando que uma mudança na relação entre os poderes pode surtir efeitos na hora da votação. Para o parlamentar, quem deveria estar cuidando da relação política entre o Executivo e o Legislativo, além de ser inoperante, deve ser afastado de suas funções. Não citou nomes. Disse, apenas, “que por sua incapacidade de diálogo e articulação, não pode continuar no exercício da função”.

*Análise

Vereador Thomas tem sido cauteloso na análise do processo de impeachment. Avalia diariamente os documentos apresentados. Admite não ter encontrado, até o momento, fato de tamanha gravidade que possa culminar no impeachment da prefeita.

Esta é a visão de vereadores que são da base do governo.

*Oposição

Na oposição, a análise é de total divergência com a situação. Entendem os vereadores que a conduta da prefeita pode ser classificada como infração político-administrativa, conforme tipificação do decreto lei 201-67, especialmente no artigo 4º, o qual prevê a possibilidade de cassação do mandato, quando o agente público “proceder de modo incompatível dom a dignidade e o decoro do cargo”.

Segundo teor da denúncia, “a responsabilidade ficou demonstrada quando, na condição de interventora do hospital, possuindo poderes de coordenação da instituição por força de decreto, agiu com omissão, pois estava presente no ato festivo e nada fez”.

*Informação

Ministro do Turismo, Tabaré, na Live do nosso colunista Duda Pinto, anunciou que o aeroporto de Rivera será aberto para voos regulares de Porto Alegre a Montevideo, com escala em Rivera. Tomara que venha a acontecer e não sofra solução de continuidade, pois será um incremento muito importante para o incentivo ao turismo, tanto de compras como de negócios.

Duda Pinto, com Calico Grisólia, continuam fazendo história. Mais um furo de reportagem!”

*Fiscalização

Quem detém um mandato popular, deve prestar contas quando quer, e para quem quer, Pode escolher para quem fala, ou apenas declarar que   não tem nada a dizer?”, quando o assunto não é conveniente de ser abordado? Nunca como agora, estes questionamentos estiveram tão presentes.

*Legislativo

Vereador Aquiles será o próximo presidente do Legislativo. Será uma oportunidade de consolidar seu nome como provável candidato a prefeito nas próximas eleições. Aliás, poderia ter concorrido na eleição passada. Perdeu a oportunidade, no seu próprio partido.

*Palhaçada

Durante uma visita à Manaus, semana passada, o presidente Jair Bolsonaro rebateu as críticas por ter associado as vacinas anti-covid-19 à Aids. No mesmo dia, Bolsonaro classificou a Comissão Parlamentar de Inquérito, que recomendou seu indiciamento pela gestão da pandemia, como ‘palhaçada’.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266