História – 16/01/2021
GARIMPANDO O PASSADO
Como havia prometido na coluna anterior, daria a conhecer o conteúdo de outro documento histórico. O mesmo é um testemunho que contém o registro de um fato que explica um passado distante. Atualmente, nos deparamos com o descaso, a destruição dos vestígios concretos de nosso passado (patrimônio histórico e artístico, documentação escrita e falada, vestígios arqueológicos, etc.). É lamentável. Um exemplo em nossa cidade é a casa do General Davi Canabarro, um verdadeiro descaso em sua preservação. Em muitos casos, o cuidado com a preservação, levantamento e organização de documentos históricos tem ainda um avanço muito lento. Felizmente, preservamos no museu Davi Canabarro documentos históricos. Bem, pesquisando nos arquivos do mesmo, encontrei copias de duas cartas do antigo Acampamento de São Diogo, que deu origem ao povoado Nossa Senhora do Livramento (1823). Pomposamente o Acampamento foi chamado de Cidade de São Diogo. O texto de uma das cartas está no português da época, que contém um pedido ao Marechal Dom Diogo de Souza, e diz o seguinte:
IIlmo. E Exmo.Snr.
Aprecizão de acudir a muitos serviços ao mesmo tempo me obrigou a tomar o expediente de mandar pedir ao Comde. De Missões alguns carpinteiros e trabalhadores que soubessem arranjar cazas de Palha para se prontificar Armazen, Hospital e Caza de Polvora; por que dos quarteis dos soldos, elles mesmos são os arquitetos.
Com efeito chegão agora dezaseis trabalhadores e quatro carpinteiros com suas ferramentas respectivas. A esses vinte homens mandei assistir com quatro libras de carne prq. Este he o método de os satisfazer, segundo me informão: he verdade q. logo que se prontifiquem taboas p. as Portas, portadas e competentes madeira cortada os pertendo despedir: no entanto julgo indispensável aumentar a despeza do municio.
A Exa. Pssoa de V. Exa. Ge. Ds. M. as. Campamento de S .Diogo no Ibirapuitan, 21 de 9bro de 1810.
IImo. E Exmo. Snr. D. Diogo de Souza
Ass. Joaquim Xavier Curado.
Conclusão; só se pode conhecer algo do passado através do que ficou registrado e documentado para a posteridade. Concordam?
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266