História

0
949

Fatos e curiosidades da História

Muitos dos fatos, curiosidades e algumas até hilariantes, foram registradas nos diários pessoais ou na literatura popular, como ser nas conversas à beira do fogão dos acampamentos ou no galpão das estâncias. Entre tantos casos, eles são interessantes e ilustram momentos vividos por guerreiros em diversas épocas. É o caso de um recruta em Tuiuti, na Guerra do Paraguai, que recolhe três granadas inimigas que não haviam detonado, e forma com elas, uma trempe, sobre a qual coloca sua panela para cozinhar um pouco de feijão. Mas as granadas, cuja pólvora umedecida não tarda a secar ao calor do fogo, explodem. Todos correm para o lugar da explosão, certos de encontrarem morto o simplório do recruta. Do meio da fumaça surge então, todo chamuscado, o recruta, que pergunta, com a maior calma: – “Vocês viram se derramou o meu feijão?”.

O segundo caso aconteceu durante a Revolução Farroupilha, quando o embaixador farrapo Antônio Vicente da Fontoura foi recebido na corte do Imperador Dom Pedro. Contrariado em sua missão, foi com o pensamento de que: “Republicano não beija mão de Rei”. Homem rude, acostumado as lides campeiras, vocabulário dos peões de estância, tinha uma sensação de um peixe fora d’água, no meio do requinte dos salões imperiais. Bombardeado por alguns jornalistas que o crivaram de perguntas sobre os republicanos, Zeferino, homem rude, embora inteligente, respondia na medida de suas possibilidades. Necessitando de uma folga no entrevero de perguntas, exclamou, com a entonação de um bom gaúcho, em voz alta, olhando para o finíssimo lustre do centro: “Cué, pucha! Que lampião grande, tchê”.

O terceiro caso aconteceu com o general farrapo João Antônio, que fugiu do ataque dos imperiais comandados pelo General Francisco Pedro. Na corrida da fuga, João Antônio notou que lhe faltava a capa gaúcha que trazia ao braço. Aí deteve-se murmurando: “Que o inimigo não diga que tomou o poncho de João Antônio, quando fugia!” Girou o pingo meia volta e fazendo frente para a retaguarda, voltou ao combate. Quando os rebeldes farrapos contra-atacam, é a vez dos legais fugirem. O intrépido general João Antônio recobra seu precioso poncho.

Concordam de como é importante resgatar fatos dessa natureza? Eles ilustram as experiências de homens de muita personalidade e lealdade.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266