Diálogo – 19/12/2020
O luto e a obra da Academia Santanense de Letras
Aproveitar a vida é estar em estado de graça em gratidão pelo presente da vida com um bom livro. É amar despretensiosamente cada palavra do livro sagrado como o sol em cada amanhecer. E nesse sentido, mesmo enlutada pela perda de valorosos confrades, mais recentemente, mais dois fundadores da ASL que se retiraram das mesas de reuniões de mansinho, deixando em pauta o espólio admirável que só os livros educam. Estou falando das professoras: CONCEIÇÃO AQUINO, que nos deixou em 25 de julho e NYLZA OSÓRIO JORGENS BERTOLDI que partiu neste 08 de dezembro de 2020.
O que dizer de algo mais impressionantemente próximo da ideia do tempo e da distância que uma análise requer, do nosso passado seria difícil conseguir. E algo mais belo, quase impossível. Um dia, um impulso de serem professoras por um estímulo, um filme, um ideal, um sonho, um local, um aluno, uma palavra, um objetivo, favorito ou partilhado numa roupa de formatura que as iluminou nesse dia. Um dos acontecimentos iluminados ao lado delas foi a criação de uma academia de letras. Dia seguinte… a conversa na mesa ao lado de outros confrades num cafezinho, num pensamento que apenas nos assalta e captura… a memória de um momento que nunca mais regressou, regressa em força e nos deixa reféns, melhor, órfãos da melhor das memórias, a dos dias que nunca vieram, porque apenas chegaram os que se demoraram muito pouco, foram demasiado escassos, mas seguramente os que, tristemente Deus nos tira silenciosamente até ao último dos dias. Lá se foram elas, quem sabe formar uma academia de letras com seus anjos…. Um legado elas deixaram: que sempre se deve escrever a verdade que inquieta corações com a doçura de aprender com os leitores.
E em cada luto, entre tantos trabalhos, nasce mais uma testemunha do que se pensa em termos de literatura com o lançamento recente do Volume II de 2020 dos Cadernos da ASL. Diz a coordenadora da obra, a acadêmica Celina Hamilton Albornoz: Ao celebrar 25 anos de existência, a ASL, mostra, com esta publicação. No 1º capitulo, acadêmicos sugerem leituras, comentando livros e autores da literatura regional e universal. No 2º capitulo, acadêmicos sintetizam estudos e debates sobre aspectos culturais na região peculiar em que a Academia se interesse. No 3º capitulo uma pequena amostra dos trabalhos e criações dos membros da Academia. No 4º capitulo, o relato da criação da ASL, feito por sua idealizadora e uma das acadêmicas fundadoras. A intenção é contribuir, cada vez mais, com a cultura, com o incentivo à leitura, estimulo as produções culturais e à preservação do Patrimônio Histórico-Cultural da nossa cidade. Quem se interessar pela obra, fale com a Presidente atual Vera Machado da Silva ou mesmo na sede da Academia, na casa de Cultura Ivo Caggiani.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266