Diálogo

0
2912

O triunfo da manipulação

Começa a ser grotesca a coligação que hora a hora, minuto a minuto nos é vendida sobre a guerra na Ucrânia com a entronização do seu oportunista presidente, mesmo com as mais bimbas imagens, e a sua corte de oligarcas que, por um milagre mais perfumado que o das rosas, foram beatificados no papel espessamente couché da revista forbes como multimilionários. São as vantagens e o preço de servir de mula a uma guerra entre dois impérios capitalistas: EUA e Rússia. Vários e múltiplos são os episódios com detergente pela comunicação social mercenária, um paradigma do servilismo ao império em que muitos dos seus escreventes são pagos, direta ou indiretamente pela CIA, como documentos, que sem revelar nomes revelam a quantidade, nos anos setenta eram mais de oitocentos os que figuravam na folha de pagamentos, a que há que acrescentar todos os colaboradores dessa prestimosa agência que agora são comentaristas residentes.

Segundo o prof. português UL Miguel Castelo Branco, há um jornal na Ucrânia dito de referência que só continua a existir porque se empenharam de pais para filhos, em investir a fundo perdido na propaganda comunicacional, noticia em duas páginas a pré-publicação do Vlodymyr Zelensky: Biografia, um relato de uma moralidade, parcialidade e manipulação da vida do presidente da Ucrânia que todos os dias, nas nossas televisões e outras mundo fora, faz conversas em família em que lê, com os seus dotes de comediante, os teletextos que as agências de informação ao serviço dos EUA/NATO impingem contribuindo para a desinformação em curso e para a sua farsa de estadista. O livro é uma das peças do triunfo da vigarice intelectual para dulcificar a imagem de Zelensky e de um país dominado pelos oligarcas seus comparsas que vão enchendo suas contas offshore, as que foram conhecidas na investigação dos Pandora Papers e outras ainda com paradeiro desconhecido, em que a interferência e o comando de forças externas é a normal anormalidade de um estado que é dos mais corruptos do mundo, onde a corrupção continua a prosperar, que tem um sistema eleitoral de que são excluídos dezenas de milhares de cidadãos, onde o apartheid se tornou lei, onde as milícias armadas nazi-fascistas foram legalizadas, onde foi e é feita a reabilitação histórica de líderes nazis, que é desde 2014 o campo de treino dos fascistas europeus, americanos e canadenses, onde prospera a perseguição, o medo, o assassinato político e a ilegalização dos partidos políticos que se opõem ao poder instituído submetido às potências do círculo imperialista, em que as forças de segurança e os militares se dão ao desplante de publicarem vídeos das torturas que infligem aos seus adversários sejam ucranianos ou soldados russos com um descaramento que não conhece alguma fronteira. Sergiuu Rudenko escreve uma pseudo biografia de Zelensky lhe atribuindo excelente qualidades bem maiores do que aquele que conseguia transformar água em vinho. Para esse biógrafo assoldado a Ucrânia é uma variante de paraíso terrestre atacado pelas forças do mal, a que seu presidente resiste com a heroicidade de um super-homem dos Monty Python em que ainda há poucos anos eram descritos como brutais milícias nazifascistas, agora endeusados como cruzados dos valores ocidentais aplaudido pelo parlamento europeu. Todos sentem que estamos sendo manipulados.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266