Secretaria de Agricultura contrata empresa especializada para prestação de serviços terceirizados de reparos em estradas rurais

0
624

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento contratou recentemente uma empresa terceirizada para dar suporte às equipes da pasta, no trabalho de manutenção e reparos das estradas rurais, por onde ocorre a chegada dos insumos para as lavouras e criações e por onde se faz o escoamento das safras agrícolas e pecuárias. Conforme informado pelo secretário Roberto Braz, o contrato com empresa terceirizada foi assinado há poucos dias, e a mesma já iniciou os trabalhos na região do Cerro da Cruz indo em direção a Vila de Pampeiro.

“A empresa licitada conta com máquinas específicas para execução de obras em estradas, e iniciou sua atuação na via principal que acessa a região do Cerro da Cruz, e será auxiliada em breve, por equipe do Departamento de Estradas Rurais da SMAPA, que irá realizar o trabalho complementar nas estradas vicinais secundárias na região. Temos a proposta de realizar manutenção constante nas estradas que fazem parte de rotas turísticas, como é o caso da Ferradura dos Vinhedos, onde estamos agora, e posteriormente, nos acessos do Complexo Eólico do Cerro Chato, a fim de que estejam em melhores condições de trafegabilidade para os turistas que nos visitam e também para os produtores dessas regiões”, discorreu.

O secretário destacou que, além da empresa terceirizada atuando na região do Cerro da Cruz, o Departamento de Estradas Rurais conta com uma patrulha mecanizada composta de trator com lâmina, rolo compactador, retroescavadeira e caminhão caçamba toco, atuando na estrada dos Cerros Verdes/São Diogo, a qual já está na fase final dos reparos, iniciados há aproximadamente um mês e meio.

“Sabemos que o conjunto trator com lâmina não é o equipamento ideal para o trabalho na região do basalto, o correto seria trabalhar com a motoniveladora que tem maior poder de desagregação e arraste de material, porém, não temos nenhuma em operação, por enquanto. Hoje o departamento conta com duas motoniveladoras que estão com problemas mecânicos”, frisou.

Além da equipe dos Cerros Verdes, a Secretaria de Agricultura conta com uma equipe emergencial para atender as demandas que surgem cotidianamente, principalmente, em períodos pós ocorrência de chuvas de elevada pluviometria, que na maioria das vezes, acaba causando danos em estradas rurais.

“No momento, estamos executando uma ação emergencial em razão de tratativa firmada entre a Prefeitura Municipal e a coordenação dos assentamentos da reforma agrária, que objetiva o transporte de material mineral (balastro) para deposição em pontos críticos que estão dificultando a trafegabilidade nas rotas e coleta de leite”, pontuou.

Auxílio dos produtores

Roberto Braz conta que, se não fosse o auxílio recebido dos produtores, seria inviável a realização dos trabalhos, pois os mesmos colaboram muito com as equipes, auxiliando com combustível, lubrificantes, manutenção de algum equipamento, conserto de pneus, entre outros.

“Sempre que vamos entrar em alguma região, nos reunimos com produtores locais para a formalização da parceria, sendo que os mesmos por estarem diariamente no trecho, nos indicam os pontos mais críticos e que precisam de reparos mais imediatos”, explicou.

Limitações

Um dos maiores limitantes para os reparos nas estradas é a disponibilidade de balastro, pois, apesar de o Município possuir inúmeras jazidas de extração mineral licenciadas, falta a escavadeira hidráulica, equipamento fundamental para realizar a extração. Como a secretaria não possui o equipamento torna-se inviável extrair grandes quantidades de material para atender maior número de localidades.

Além disso, segundo o secretário Roberto Braz, a falta de recursos também é um entrave para a continuidade dos trabalhos, pois a pasta ainda está trabalhando com orçamento da gestão anterior.

“Apesar da falta de recursos, já avançamos em muitas coisas, conseguimos licitar pneus, contratamos a empresa terceirizada e enviamos alguns equipamentos para a oficina”, finalizou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266