Forte chuva no feriado, provoca estragos na Fronteira da Paz.

0
469

Na madrugada do feriado da Independência, foi registrada um grande volume de chuvas em Livramento, além da queda de granizo, que ocasionou em estragos em algumas residências do município.   Em razão disto a reportagem do Correio do Pampa conversou com moradores e autoridades que relataram de que forma está sendo realizado o trabalho, para recuperar moradias atingidas.

Defesa Civil do Município prestou atendimento às famílias atingidas pelo temporal

O coordenador da Defesa Civil Ademir relatou que no total 70 famílias foram atingidas pelo temporal, e que o maior problema foram as telhas que acabaram sendo furadas pelo granizo, fazendo com que entrasse água nas residências. Ele conta que as famílias que não conseguiram separar seus utensílios, acabaram tendo roupas, colchões e aparelhos domésticos danificados, devido à grande quantidade de chuva. Foram entregues lonas e a equipe da defesa civil auxiliou os moradores, no momento de colocar as lonas na residência, também está sendo realizado um trabalho com a Assistência Social e o Corpo de Bombeiros.

“No momento trabalham três equipes na rua, tentando ajudar essas pessoas da melhor forma possível, dentro do que podemos fazer” comenta Ademir.

Equipes do Corpo de Bombeiros atuou na entrega de lonas às famílias

 O Sargento Emerson, do Corpo de Bombeiros de Sant’Ana do Livramento, relata que no dia da chuva de granizo foram registrados muitos destelhamentos, além de duas quedas de árvore e mais as ocorrências rotineiras do quartel.

Segundo informou, até o momento, foram atendidas 59 ocorrências, que são de alagamentos, inundações, mas principalmente destelhamento. O sargento explicou que o Corpo de Bombeiros auxiliou as famílias juntamente com a Defesa Civil e com outros setores, onde foram entregues lonas e colocadas lonas para os atingidos, protegendo os telhados, a fim de evitar mais danos às residências. Ele fala que durante fortes chuvas, é muito perigoso o pessoal subir nos telhados despreparados, porque pode ocorrer quedas, acidentes e até mesmo descartas elétricas se a pessoa estiver próxima de aparelhos metálicos.

“A orientação é que quando ocorrer este tipo de problema, é necessário fazer o contato através do 193 para que a gente tome conhecimento da situação. As ocorrências que são demandadas pelo Corpo de Bombeiros nós atendemos e as que são da Defesa Civil nós direcionamos para eles” comenta o Sargento.

Prejuízos: santanenses relatam os momentos enfrentados durante a chuva de granizo e solicitam ajuda da comunidade para consertarem suas residências

Liliane Marques- Bairro Morada da Colina

 “A gente teve perda total do telhado, chovia como na rua, molhou um monte de coisa, mas graças a deus que temos duas peças no fundo de casa que é tapada com lata, foi o que nos ajudou no momento. Por causa desta situação, estamos dormindo na cozinha e precisando da doação de latas, porque danificou todo o nosso telhado, que é de esterlique. A casa está com lonas, mas elas estão se cortando nas pontas e a gente está com medo, porque agora diz que domingo e segunda vem mais chuva e por isso precisamos das doações de latas, porque caibro a gente já conseguiu”.

 Quem puder colaborar de alguma forma pode entrar em contato pelo número: (55) 9843740 ou (55) 8401-0393.

Mariano dos Santos- Bairro Tabatinga

 “Com a chuva molhou as roupas, o roupeiro, e a televisão de tubo que temos para as crianças, mas isso a gente adquire depois. Porém se alguém puder ajudar com algum material, já que o telhado acabou estragando devido à chuva de granizo, pode ser tabua, lascão ou até uns brasilites para colocar na residência” comenta Mariano.

Quem puder colaborar de alguma forma pode entrar em contato pelo número: (55) 9623-1179

Andressa-Bairro Brasília

 “Os danos na minha casa foram horríveis, não só ocorreram danos materiais como psicológicos, porque eu tenho 4 filhos e as minhas crianças gritavam horrores na hora da tormenta de pedra. Porém graças a comunidade, amigos e parentes eu já consegui tudo para a minha residência, já que a Defesa Civil e a Assistência Social estiveram na minha casa, e viram toda a situação, me ajudando. Além disto gostaria de ressaltar que a Ingrid Souza viu a minha publicação pedindo ajuda e me doou 14 telhas, por isso só tenho a agradecer a todos que me auxiliaram” comenta Andressa.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266