Alianza del Pastizal realiza projeto “Pró Apa Sustentável”

0
303

Nesta semana a reportagem do Correio do Pampa conversou com Fernando Couto, coordenador do projeto “PRÓ APA Sustentável”, que contou como funciona o projeto e como é realizado o trabalho da Alianza del Pastizal.

Alianza del Pastizal

A Alianza del Pastizal é uma instituição que abrange quatro países da américa latina: Uruguai, Brasil, Argentina, e Paraguai, e é coordenado por Pedro Pascottini que possui a sua sede em Porto Alegre. Além disto a Alianza trabalha em conjunto com produtores rurais e parceiros institucionais, ligados à conservação ambiental, num esforço conjunto para promover a adoção de modelos de produção sustentáveis no Bioma Pampa

Fernando Couto relata que a instituição, possui um protocolo para certificação de propriedades rurais, onde as mesmas devem apresentar no mínimo 50% de Campo Nativo, sistema produtivo livre de confinamento e ser avaliada as condições de bem-estar animal, além disto as certificações são realizadas por técnicos capacitados e credenciados.

“A Alianza trabalha com assessoria técnica nas propriedades e utilizamos também unidades demonstrativas, para fazer esta reunião de produtores e eles irem a campo avaliar e conhecer as técnicas que estão sendo utilizadas” comenta.

Além disto existe um programa de carne certificada, onde os produtores, membros (que estejam de acordo com o Protocolo de Certificação de Estabelecimento Rural) recebem os animais vendidos para o programa de carne da Alianza del Pastizal, bonificação de até 2%, além das bonificações normais do frigorífico, conforme critérios de idade, raça e acabamento.

Projeto Pró Apa Sustentável

O projeto Pró Apa Sustentável tem como principal objetivo a redução da degradação da biodiversidade em áreas prioritárias de campos nativos dentro da APA de Ibirapuitã (RS), através do combate direto e prevenção da invasão por capim-annoni e controle populacional de javalis, atuando em 4 municípios Livramento, Quarai, Alegrete e Rosário do Sul.

 Controle:

 Javali: Para realizar o controle é necessário definir as propriedades, conforme os dados obtidos a campo identificando maior presença populacional da espécie, instalar câmeras traps, iniciar a alimentação e depois instalar 30 jaulas/armadilhas, espalhadas conforme os dados obtidos a campo, onde posteriormente eles serão abatidos.

Capim-Annoni: Atualmente a forma eficiente para o controle de plantas adultas do capim-annoni, é a aplicação seletiva de herbicida. Além disto é utilizado o herbicida glifosato que melhor controla o capim-annoni.

O coordenador relata que no componente javali existem 30 propriedades que serão atendidas pela empresa LATINE que trabalha a muito tempo com o controle de javali, já no componente annoni serão 39 propriedades, que receberam a empresa ECO-PAMPA, com uma equipe que estará prestando consultoria técnica para o pessoal do campo.

“Como a gente não consegue atingir um número muito elevado de propriedades ,a ideia é que esses produtores que tem interesse em participar, se tornem membros da Alianza e comecem a participar destes eventos, para que nós  possamos levar para eles estas tecnologias e ferramentas, fazendo com que  eles se integrem a esta inciativa” comenta Fernando.

Durante a semana foi inaugurado um escritório dentro da Associação do Sindicato Rural de Livramento, onde estiveram presentes os representantes do Sebrae, Secretaria da Agricultura, Vice-presidente do Sindicador Rural e Diretores, Produtores, entre outras.

Além disto estavam na inauguração do escritório o Diretor Técnico da Alianza del Pastizal, do Projeto Pro APA Sustentável e Michael Carroll. No local haverá atendimento aos produtores, e os eventos e trabalhos serão divulgados nas redes sociais da Alianza del Pastizal.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266