REGISTROS ANTIGOS
Em 1810 a nossa fronteira estava tumultuada com a presença de tropas portuguesas, do chamado “Exército Pacificador”, em vista dos conflitos na Banda Oriental. Os registros da época são valiosos documentos que retratam a vivência e a comunicação entre os acampamentos militares. Obtive um documento, copiado do original de 01 de novembro de 1956, arquivado no Museu David Canabarro. São aspectos do histórico Acampamento de São Diogo em nosso município. É uma janela que se abre ao passado e faz fluir a nossa imaginação desse acampamento que originou a fundação de nossa cidade. O texto está escrito no português antigo, e diz assim:”
Ilmo. E Exmo Snr.
Aprecizão de acudir muitos serviços ao mesmo tempo me obrigou a tomar o expediente de mandar pedir ao Comde. de Missões alguns carpinteiros e trabalhadores que soubessem arranjar cazas de Palha para se prontificar Armazens, Hospital e Caza de Pólvora; por que dos Quarteis dos soldos. elle mesmos são os arquitetos.
Com efeito chegão agora dezaseis trabalhadores e quatro carpinteiros com suas ferramentas respectivas.
A esses vinte homens mandei assistir com quatro libras de carne porq. este he o metodo de os satisfazer, segundo me informarão: he verdade q. logo que se prontifiquem taboas pa. Portas, portadas e competentes madeira cortada os pertendo despedir: no entanto julgo indispensavel aumentar a despeza do municipio.
A Exa. Pssoa de V. Exa. Ge. Ds. M. as. Campamento de S. Diogo no Ibirapuitan, 21 de 9bro de 1810.
Imo. E Exmo. Senr. D. Diogo de Souza.
(as.) Joaquim Xavier Curado.
O que nos chama a atenção é a maneira como eles escreviam as cartas. O acima transcrito foi um fato ocorrido no Acampamento de São Diogo, sob o comando do General Curado, daqueles tempos xucros que a história procura guardar para as gerações futuras tendo uma visão clara de um passado bravio.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266