A importância dos avós no nosso cotidiano
Na segunda-feira (26), foi comemorado o dia dos avós, uma data muito especial que foi criada em referência a Santa Ana e São Joaquim, que segundo a tradição católica são os pais de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. Em razão disto a reportagem do Correio do Pampa conversou com três avós que lembraram e homenagearam seus netos.
Ivete Acosta, que possui um neto recém-nascido, relata que ser avó pela primeira vez é um sentimento indescritível e acredita ser muito importante a participação dos avós na vida da criança, já que se trata de uma troca de carinho e amor. Ela relata que no dia do nascimento de Matteo (seu neto), ficou bastante nervosa e orava para que desse tudo certo, mas após o nascimento ficou aliviada e bastante emocionada, já que ao busca-lo no bloco, sentiu uma alegria enorme.
“Ser avó é como ser mãe novamente, sem as responsabilidades, ficando com a melhor parte, a do amor e a do carinho” comenta Ivete.
Foi perguntado a ela se chegou a conviver com os seus avós, e ela conta que sim, sempre convivia com seus avós e adorava ir para a chácara na casa deles. Ela relata que lembra de seu avô com muito carinho, já que quando aprontava alguma peraltice corria para o colo dele e nada lhe acontecida.
“Lembro de minha avó que me acordava para me alimentar com leite de apojo com canela e da paciência me ensinando o costurar” comenta Ivete.
Além de Ivete o Correio do Pampa conversou com Rosane Arnez que possui quatro netos (dois meninos e duas meninas). Ela relata que adora ser avó e que seus netos são tudo para ela, porém como mora em outra cidade acaba não convivendo dia a dia com eles, mas espera um dia poder morar mais perto, já que para ela ser avó é tudo de bom.
“Ser avó é a coisa mais linda, adoro quando meus netos me chamam de vovó Martinha” comenta Rosane.
Para Rosane o meu melhor presente que uma avó pode ganhar é quando seus netos vão até a sua residência, já que ela fica bastante feliz quando eles estão presentes, porque ela acredita ser importante ter os avós na vida dos netos.
Em relação aos seus avós ela relata que conviveu com eles e possui muitas lembranças boas, principalmente lembranças de sua avó, que sempre lhe ensinou a plantar flores e por causa disto ela gosta até hoje.
Outra avó coruja, é a dona Eva Tavares de Souza, que possui uma neta e relata que ser avó é tudo de bom, para ela é uma coisa maravilhosa.
“Quando nos tornamos avós, nasce em nós um amor enorme pelos nossos netos, como se fossem nossos filhos, eles deixam a nossa vida mais feliz” comenta Eva.
Para ela o momento que mais lhe marcou com a sua neta foi os 15 anos dela, que foi um momento lindo e emocionante, além também do dia do nascimento de Vitória (sua neta). Ela relata que o melhor presente que uma avó pode ganhar é amor e carinho de seus netos e conta que conviveu com seus avós e recorda de todos os momentos junto com eles, já que eram pessoas maravilhosas.
“Desejo que todos os avós aproveitem os momentos e amem muito os seus netos, pois, precisamos aproveitar o agora porque a vida passa num piscar de olhos. E que cuidem e protejam as pessoas que lhe deram todo o amor do mundo” comenta Eva.
A reportagem do Correio do Pampa também conversou com Vitória, neta de dona Eva, que relata que aprendeu com a sua avó que deve aproveitar o hoje e tirar proveito de todos os momentos ao lado deles, cuidar, proteger e de alguma forma retribuir tudo que lhe deram.
“Com eles aprendemos o lado docinho da vida, e que não importa o que aconteça estarão sempre ali para nos acolher” comenta Vitória.
Foi perguntado a ela qual é a lembrança mais marcante que possui com a sua avó e ela contou que foi quando deixaram o hospital em decorrência da Covid-19, já que em tempos tão difíceis que vivemos, levar a sua avó de volta para casa foi a maior vitória.
Para ela os avós são tudo em nossas vidas, são as lembranças mais doces, os amigos verdadeiros, o colo para tudo e são os anjos enviados por Deus, que fazem da nossa vida a mais linda e colorida.
“Amo tudo que a minha avó faz, mas pensem em um bolo de chocolate delicioso” comenta Vitória
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266