Escolas Municipais retornam às atividades

0
380

Recentemente, a Secretaria Municipal de Educação anunciou o retorno das atividades escolares nos educandários municipais, elaborando um cronograma para que, aos poucos as turmas fossem se adaptando e as escolas conseguissem receber a todos.

De acordo com a secretária de educação, Sandra Pontes, na primeira semana retornaram às atividades os alunos do Pré A e B, as demais turmas estão retornando aos poucos, primeiros e segundos anos e as turmas do EJA, quarto, quinto e sexto ano e, na próxima semana devem iniciar os alunos de oitavo e nono ano do ensino fundamental.

“O retorno das aulas está ocorrendo de forma totalmente híbrida, com uma porcentagem ainda pequena de estudantes. Os pais que optaram por não encaminhar seus alunos para as escolas podem solicitar a aula impressa”, explicou.

Quanto ao preparo das equipes para o reinício das aulas, a secretária explicou que todos os profissionais utilizam todos os equipamentos de proteção, como máscaras cirúrgicas, máscaras de acrílico e em tecido, além de utilizarem constantemente o álcool em gel e terem à disposição todos os materiais de limpeza.

Além disso, as escolas possuem tapete higiênico e, dentro dos próximos dias deverão estar recebendo os totens.

 

A primeira semana nas escolas

A reportagem do Correio do Pampa conversou com duas gestoras de escolas municipais, para saber como foi o trabalho na primeira semana de retorno às atividades.

 

Caren Cristina Simões do Couto

Gestora na Escola Municipal Ensino Fundamental Célia Irulegui

Caren Cristina explicou que a primeira semana de trabalho com as crianças foi tranquila, com muito entusiasmo por parte das crianças e professores, além de nervosismo por parte dos pais.

“Ao mesmo tempo que os pais sentem necessidade de as crianças terem o atendimento presencial, ainda existe a preocupação em relação ao Coronavírus.

É um momento atípico, a qual estamos reaprendendo a conviver, tanto os adultos, quanto as crianças e adolescentes”, explicou.

Quanto o uso de materiais de prevenção, a gestora da Escola Célia Irulegui contou que o educandário recebeu verba para adquirir os materiais, sendo comprado tapete, máscaras, termômetro, álcool gel, entre outros. Antes de retornar às atividades, a escola recebeu, por parte da Secretaria Municipal de Educação, alguns itens de prevenção para proteger os estudantes.

“Fizemos várias reuniões com nossa equipe de professores e funcionários, onde combinamos como seria este retorno, combinando horários, distanciamento, como funcionará o híbrido e o online. Estamos numa busca incessante de maneiras para atender nossa comunidade de forma segura e digna”, pontuou.

Quanto ao retorno dos estudantes, a Caren Cristina destacou que retornaram para a escola 30% dos alunos do Jardim A e B, 40% dos alunos do 1º ano e 40% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

“Os alunos estão participando em grupos, mudando de grupo diariamente ou semanalmente, dependendo da opção do professor. A maioria dos pais optou pelo sistema híbrido, porém, vários estão mudando de opinião conforme observam o funcionamento da escola, estes buscam a escola e mudam sua decisão, assinando um novo termo de responsabilidade pelo seu filho, para retornar no sistema híbrido”, finalizou.

 

Jadete Acosta dos Santos

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Joca Paiva

 A diretora da EMEI Joca Paiva contou que o retorno está sendo feito de forma escalonada, recebendo primeiramente os alunos do jardim e, na próxima semana, os alunos dos maternais.

Para que o retorno à escola acontecesse de forma tranquila e segura, foi feito cronograma onde os alunos frequentam duas horas de aula, com as turmas divididas em grupos, sendo uma semana para cada grupo frequentar o educandário.

“Consultamos os pais dos alunos para saber quais voltariam ou não para a escola e conversamos sobre o retorno das atividades. Os pais estão colaborando muito, pois obedecem aos horários para trazer e levar as crianças, até o momento tudo está funcionando a contento”, destacou.

Quanto às medidas de proteção, a diretora explicou que os cuidados são frequentes, na entrada é medida a temperatura dos alunos e oferecido álcool gel, após as crianças são acompanhadas, sem contato, até suas salas. Todas as crianças e professores utilizam máscara constantemente, tanto em tecido quando em acrílico.

“Elaboramos um plano de contingência com base em todos os protocolos contra Covid-19 para garantir a segurança de alunos e professores, e para que os pais tivessem confiança em trazer seus filhos. Em breve estaremos com todos os professores imunizados com a aplicação da segunda dose da vacina”, frisou.

A EMEI Joca Paiva está trabalhando com 40% dos alunos de forma presencial e 60% de forma remota.

Tagsescola

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266