A Olivopampa é uma empresa familiar dedicada integralmente à olivicultura, pioneiros na região, o olival foi implantado em 2009, sendo que em março de 2021, processaram a oitava colheita, buscando garantir a maior qualidade para os clientes.
“Como pioneiros o maior desafio foi não termos pesquisa em olivicultura adaptada à nossa realidade. Muitas das referências foram de climas diferentes ao nosso, fomos experimentando, errando e corrigindo. Custo do aprendizado”, contou Fernando Rotondo.
A empresa desenvolve diversas áreas da atividade, entre elas: viveiro de mudas, produção de azeitonas, extração de azeites extra virgens, produção de azeitonas de mesa e sabonetes artesanais. Nos Olivais Olivopampa e sob a energia fornecida pelo sol de Sant’Ana do Livramento, são produzidas as azeitonas (matéria-prima) que dão origem aos produtos da marca Ouro de Sant’Ana. “Cuidamos dos mais mínimos detalhes dos fatores críticos de sucesso nos processos produtivos”, destacou.
Fazem parte do processo:
- A adoção de práticas de controle integrado de pragas e doenças, com predominância da utilização de fitofármacos utilizados na olivicultura orgânica;
- Colheita precoce (antecipada) das azeitonas. Uma tendência moderna que consiste em colher as azeitonas, num baixo ponto de maturidade (pouco mais verdes que maduras), garantindo qualidade e intensidade de aromas e sabores;
- Extração do azeite dentro de poucas horas de colhidas as azeitonas, num lagar localizado dentro do olival.
“Somos muito desafiados pela melhora contínua obtendo azeites de excelência, limpos, sadios com segurança alimentar, com a maior expressão dos aromas e sabores dos cultivares de azeitona que lhes dão origem, além de possuir um alto conteúdo de substâncias benéficas para a saúde”, afirmou Rotondo.
Tendo como público-alvo as pessoas apreciadoras de qualidade nos alimentos, sendo muitas adeptas à alimentação saudável, a família vende seus produtos em poucos empórios e locais que tem uma oferta diferenciada de produtos gourmet/artesanais. E todos os azeites oferecidos são vendidos na nova e moderna embalagem “Bag in Box”, que oferece o benefício de preservar a qualidade dos azeites por maior tempo.
Além da diversidade de azeites, são comercializados ainda as azeitonas de mesa, sabonetes e nozes pecã. Os produtos são vendidos em lojas de perfil gourmet em São Paulo e Porto Alegre, já em Livramento, é possível encontrar na loja de conveniência do Posto Espigão, ocasionalmente nos Supermercados Righi e no Empório Colonial Lütke, que vende direto do produtor.
Com orgulho em terem sido eleitos pelo TripAdvisor como o melhor destino turístico em Sant’Ana do Livramento, a Olivopampa é ainda premiada por seu azeite. “Foi a primeira vez que colocamos num concurso importante no mundo do azeite, uma inovação de nossa empresa no mercado brasileiro. O azeite Ouro de Santana Novello, ganhador da medalha de prata no concurso de Nova York, pertence a um tipo de azeite que até pouco não era produzido no Brasil, embora muito tradicional na Europa. Faz parte dos azeites novos, sem filtrar, feito com as primeiras azeitonas colhidas. Ele é entregue na primeira quinzena da colheita e é vendido unicamente por encomenda”, contou Fernando.
A família atua com a “mão na massa”, trabalhando intensamente, mas sentiram a diferença com a queda da receita do turismo, que antes da pandemia estava em crescimento. Atualmente, a Olivopampa está aberta para receber visitantes, que oferecendo a visita ao olival, lagar e uma aula de degustação de azeites, mas com a necessidade de agendamento. A expectativa dos proprietários para o próximo semestre é que seja possível retomar o turismo.
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