Soldado que confrontou criminosos recebe promoção a 2º Sargento

0
937

Na quarta-feira (10), foi publicada uma promoção no Diário Oficial do Estado: o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, promoveu o Soldado Emmanoel Macedo Mareco a 2º Sargento da Instituição por ato de bravura.

A história de reconhecimento do santanense Emmanoel começou na madrugada do domingo 16 de abril de 2018, quando o ainda Soldado estava de folga voltando da casa da família em Santana do Livramento para Porto Alegre, onde assumiria serviço no 11° Batalhão de Polícia Militar. Ainda no trajeto, próximo à cidade de Minas do Leão, três criminosos aproveitaram a troca de motoristas e iniciaram um roubo ao transporte intermunicipal, quando o policial militar, sozinho, interveio coibindo a ação delituosa além de atingir um dos indivíduos que atiraram contra ele, cessando a ação e salvando as vítimas. Além disso, Emmanoel ainda prestou socorro ao motorista do ônibus que foi atingido pelos criminosos. Segundo relataram passageiros do ônibus, o policial militar foi um verdadeiro herói.

A promoção por ato de bravura baseia-se na Portaria Nº707 do Estado Maior da Brigada Militar a qual versa também sobre as homenagens e solenidade de entrega das insígnias ao militar estadual. Em virtude da pandemia do coronavírus e da bandeira preta na cidade de Porto Alegre, a solenidade não pode ser realizada, mas após este período o Estado do Rio Grande do Sul e Brigada Militar irão homenagear o Sargento.

Após quase três anos, outro fato marcante aconteceu na vida do policial, na noite do dia 22 de fevereiro de 2021, o Soldado, que voltava de motocicleta para casa após um dia de serviço e sofreu um acidente de trânsito que também envolveu um adolescente dirigindo um veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação. De acordo com a sua esposa, Quelen Ziebell, o policial teve traumatismo craniano e derrame pleural e se recupera.

Apesar de ser chamado de herói, o policial militar avaliou a sua ação naquela madrugada de 2018 com modéstia e, disse que ele nem imaginou o que estava acontecendo quando percebeu que o ônibus havia saído da rota e foi verificar com o motorista o motivo da alteração. Para ele, estar vivo hoje se deve ao fato de Deus estar ao seu lado, pois quando os criminosos entraram no ônibus não perceberam que havia um policial militar fardado no local.

O Sargento Emmanoel ainda salientou o desejo de que seus colegas também possam ter a chance de se tornarem sargento algum dia e agradeceu a Deus, a sua esposa e família por ter chegado até aqui e ao Tenente-Coronel André Ilha Feliú, que, segundo ele, teve papel fundamental na elaboração de todo o procedimento de sua promoção. A Brigada Militar destacou em nota se orgulhar de ter em suas fileiras homens e mulheres que não pensam duas vezes em situações como as que o policial passou, colocando a própria vida em risco para salvar tantas outras.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266