Entenda quais são os testes disponíveis e qual o mais indicado para cada situação

Coordenadora da área Covid, Iana Haas, explica diferença entre os testes
0
601

Apesar de ter completado um ano de pandemia, ainda existem dúvidas com relação aos testes disponíveis, devido à quantidade oferecida atualmente. A reportagem entrou em contato com a coordenadora da área Covid, a enfermeira Iana Haas Garcia, que explicou o funcionamento e diferenças dos testes.

Os testes mais comuns para identificação do coronavírus são o teste rápido, teste de antígeno, RT PCR e o teste de sorologia. Segundo a enfermeira, os testes rápidos detectam se positivo ou negativo (ou igg/igm), enquanto os testes de antígeno e PCR identificam o vírus ativo e os testes sorológicos detectam a produção de anticorpos.

Iana explica que os testes sorológicos podem ser realizados a partir de diferentes tecnologias: “O imunoensaio enzimático (ELISA) revela a presença de IgA e IgG. Já o sorológico por quimioluminescência (CLIA) é baseado na emissão de luz produzida por reações químicas e discrimina IgM (fase aguda da doença) e IgG (os anticorpos de memória). A sorologia eletroquimioluminescência (ECLIA), por sua vez, identifica os anticorpos totais, sem fazer diferenciação entre eles”.

Esses mesmos testes podem ser realizados em adultos e crianças, contudo, a Secretaria de Saúde de Sant’Ana do Livramento realiza somente os testes RT PCR e o teste rápido.

 

Orientação

Uma das principais dúvidas da população é quanto à orientação para a realização de cada teste. De acordo com a coordenadora, a indicação é a seguinte:

Teste rápido = 14 dias após início dos sintomas ou ao término do isolamento.

PCR e Antígeno = entre o 3º e 5º dias de sintomas

Sorologia = quando quiser (laboratório privado)

 

Procedimento

O procedimento para realização do teste depende se o mesmo será realizado na rede privada ou pública. Pela rede pública o paciente que apresentar sintomas deve procurar atendimento por telefone com a Unidade de Saúde para possível avaliação e indicação do exame, ou ir até a Barraca Covid da Santa Casa de Misericórdia. Após avaliação, o paciente é encaminhado para exame ou realiza o mesmo na Unidade, dependendo da indicação e tempo de sintomas. Os resultados de testes realizados através da rede pública de Sant’Ana do Livramento levam em média de cinco a sete dias.

Já os contatos domiciliares, ou seja, as outras pessoas que vivem na residência, devem realizar o teste rápido ao término do período de isolamento na Unidade de Saúde de referência. Porém, caso apresente sintomas dentro do período de isolamento, deve entrar em contato com a Unidade de Saúde ou buscar atendimento na Barraca da Santa Casa.

Os testes também estão sendo disponibilizados na rede privada, sendo que é de responsabilidade de cada laboratório prestar os devidos cuidados.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266