Abrilino da Rosa Machado, 94 anos, e a filha Lenir Machado.
A vacinação contra a Covid-19 continua e, neste sábado (13) iniciou a etapa para idosos acima de 77 anos completos. Eram 1.190 doses da vacina Coronavac disponíveis. Além destas, foi realizada na mesma data a segunda dose para os vacinados em 13/02, na Vigilância Sanitária.
Entre quarta (10) e sexta-feira (12) foi disponibilizada a segunda dose da vacina para as pessoas que se vacinaram nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Somente na quarta-feira, no Drive-Thru da Associação Rural, foram vacinadas mais de 350 pessoas.
Durante estes dias foi realizada apenas a segunda dose pois a secretaria não disponibilizava de mais doses, contudo, chegou uma nova remessa e a vacinação para idosos acima de 77 anos iniciará. De acordo com a coordenadora de imunizações, Raquel Levy, ainda há a previsão de que mais profissionais da saúde sejam vacinados na próxima semana.
No total, até o fechamento desta edição, já foram vacinadas 6.021 pessoas em Sant’Ana do Livramento.
Etapa acima de 77 anos
Os idosos acima de 77 anos completos puderam se vacinar das 08h às 17h na Vigilância Sanitária, Drive-Thru – Associação Rural, ESF Santa Rosa e ESF Tabatinga. Já na ESF Armour, a vacinação foi feita no período da manhã.
Contaminados com a Covid-19
Segundo Raquel, ainda falta vacinar os profissionais da saúde que se contaminaram com a Covid-19, pois, cada pessoa que se contamina tem que esperar 30 dias para poder tomar a primeira dose ou, se já tomou a primeira dose e se contaminou, também deve esperar os 30 dias para realizar a segunda dose.
Educadores físicos
Essa semana, nas redes sociais, circularam informações de educadores físicos que chamavam a atenção para sua necessidade de serem vacinados, visto que também são profissionais da saúde. Em relação a isso, Levy explicou que ainda não há a orientação para a vacinação destes profissionais. “Depende das doses que nós vamos receber, porque pela coordenadoria do estado, para profissionais da saúde, vêm poucas doses. Estamos aguardando a resolução da CIB para ver se eles já podem ser vacinados. Temos poucas doses para profissionais da saúde, temos mais doses para idosos, e com certeza iremos divulgar assim que tivermos disponíveis”, disse.
Orientações
A coordenadora de imunizações ainda ressaltou que as pessoas não se preocupem pois eles têm bastante doses da segunda dose e destacou a necessidade de que as pessoas cuidem a data certa para a segunda dose e levem o cartão de vacina. Já a orientação para ambas as doses é que seja levado ao local o CPF ou cartão SUS, junto a um documento com foto.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266