Famílias da “Nova Vila Real” ainda lutam pela regularização fundiária

Local ainda não tem rede de água nem fornecimento de energia elétrica
0
730

As mais de 70 famílias que ocuparam os terrenos pertencentes ao Parque Municipal do Batuva no fim do ano passado ainda aguardam uma resposta do Executivo quanto aos seus pedidos de regularização da área e disponibilização da infraestrutura mínima para residirem no local.

No dia 18 de fevereiro, alguns moradores, representantes das 70 famílias, acompanhados do vereador Leandro Ferreira, reuniram-se com a prefeita Ana Tarouco e com o vice-prefeito Evandro Gutebier, quando trataram sobre diversos temas habitacionais, como regularização fundiária e o pedido do vereador para que o Executivo transforme em lei o anteprojeto de sua autoria que tem como objetivo doar lotes urbanos a famílias de baixa renda no município, o que traria a solução para muitos santanenses que residem em áreas irregulares.

Já no dia 26 de fevereiro, o grupo de moradores e o vereador Leandro estiveram na Defensoria Pública, onde participaram de uma audiência com objetivo de viabilizar uma solução para a situação através do Poder Judiciário.

Moção de apoio é aprovada pela Câmara

 

Com maioria do plenário votando a favor, foi aprovada na terça-feira (02), uma moção de apoio, de autoria do vereador Leandro Ferreira, à denominada Ocupação Nova Vila Real. “Entendemos que, se morar é um privilégio, ocupar é um direito. Seguimos na luta junto ao povo e colocamos, mais uma vez, esse mandato à disposição”, frisou o parlamentar.

Protesto

 

Na quarta-feira (03), parte dos moradores esteve em frente à Câmara de Vereadores para realizar uma manifestação por melhores condições de moradia, através da autorização e regulamentação da área ocupada. Foi na Câmara, momentos depois, que a prefeita Ana Tarouco realizou uma apresentação das ações do governo nesses primeiros 60 dias. “Ainda não foi nos cedida água e luz; na visão da prefeita, por estarmos irregulares, não temos direto”, comentou Adriana Pereira.

 

Contraponto

 

Procurada para comentar o caso, a Secretária do Planejamento e Meio Ambiente, Celina Martinez, afirmou que “ainda não temos posicionamento sobre o assunto.”

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266