Troca de bandeiras marca 78º aniversário do Parque Internacional
Na manhã desta sexta-feira, 26, os Exércitos Brasileiro e Uruguaio realizaram a troca das bandeiras que tremulam no Parque Internacional, símbolo mundial de integração e de paz. O ato marcou o aniversário de número 78 desse espaço binacional. Além de representantes consulares do Brasil e do Uruguai, de autoridades militares e das forças de segurança, participaram da cerimônia a prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco, o intendente de Rivera, Richard Sander, e o deputado uruguaio por Rivera, Marne Osório, também ex-intendente.
O Parque Internacional foi inaugurado no dia 26 de fevereiro de 1943, depois de muito anos de um impasse entre o Brasil e o Uruguai para regularizar o Tratado de Limites, estabelecido em 1851 entre os Estados Unidos do Brasil e a República Oriental do Uruguai. A grande dificuldade à época era a delimitação das terras entre o Cerro do Caqueiro e o Cerro do Marco. Essa extensão de quatro quilômetros era considerada terra de ninguém, já que as terras se embaralhavam. Em 1923, os ministros Don Vigilio Sampognano e o Marechal Gabriel de Souza Pereira Botafogo resolveram o impasse com a determinação de criar, em meio a esse trecho, um Parque Internacional.
A inauguração, finalmente, 78 anos atrás, aconteceu nas presidências de Getúlio Vargas, no Brasil, e de Alfredo Baldomir, no Uruguai, mas nenhum dos dois mandatários se fizeram presentes na data. Em seu lugar, ambos enviaram ministros como representantes. À época, o promotor público Crisanto de Paula Dias era o prefeito interventor de Sant’Ana do Livramento e o Dr. Raul Parodi era o intendente interventor de Rivera. O Parque Internacional, símbolo de integração, foi inaugurado enquanto vivíamos a Segunda Guerra Mundial.
“Duas bandeiras e um povo só”
“É um momento muito importante. Um lugar que é símbolo para nós, símbolo do nosso turismo binacional. Esse, com certeza, é um momento que deve ficar marcado”, pontuou a prefeita Ana Tarouco. Ela ainda disse que o caráter binacional da Fronteira da Paz não se resume ao Parque Internacional. “Todos os dias a gente trata de assuntos que são binacionais e que muitas vezes a gente nem percebe que são binacionais. Nós somos uma cidade única. Duas bandeiras e um único povo só. Isso é muito importante”, destacou a prefeita.
“O verdadeiro Mercosul está aqui”
“Estamos aqui, no símbolo da integração. Um aniversário mais do parque. Para nós, para os fronteiriços, este é um símbolo da irmandade e da integração. Estamos em um lugar que esperamos poder nos próximos meses começar a reformar e dar a dimensão que o Parque Internacional merece”, destacou o intendente Richard Sander. Ainda, o mandatário apontou que é um patrimônio dos fronteiriços e do mundo. “Aqui a irmandade é de verdade, a integração é de verdade, o verdadeiro Mercosul está aqui”, destacou o intendente.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266