SANTA CASA | Intervenção municipal está prestes a completar cinco anos e meio

Confira alguns dos principais eventos que ocorreram nesse período
0
557

  • 2015

Prefeito Glauber Lima intervém a Santa Casa de Misericórdia para evitar novo fechamento

 

Decreto de estado de calamidade pública no setor hospitalar do SUS foi feito no dia 27 de julho pelo então prefeito Glauber Lima. Com a medida, o Município assumiu a gestão da instituição. À época, o mandatário disse que tomava esta decisão “para evitar o colapso total” e para implantar “um novo modelo de gestão que assegure o funcionamento de todos os serviços”.

Também foi nomeada uma Comissão de Gestão do Hospital, tendo o Município a responsabilidade da ampla e total gestão. Sendo assim, ficam desabilitados de suas funções as diretorias, gestores, provedores e conselhos do Hospital, bem como outros órgãos ou cargos de gestão, deliberação, fiscalização e acompanhamento.

Sob a coordenação do prefeito, foi instaurada uma comissão de gestão, composta por membros da administração municipal, do Conselho Municipal de Saúde, do Sindisaúde, o corpo clínico, a Unamos e ACIL.

 

 

  • 2016

Intervenção é renovada por mais um ano

 

“Migramos para Saúde Plena para receber em dia os recursos do Governo Federal que o Governo do Estado se apropriava indevidamente e não nos repassava; aumentamos o repasse mensal da prefeitura para a Santa Casa; e investiremos, apenas neste ano, quase R$ 4 milhões no hospital, com o aporte mensal de R$332 mil”, disse à época o prefeito Glauber Lima.

 

  • 2017

Ex-prefeito Wainer assume gestão da Santa Casa

 

Solimar Ico Charopen assume o Governo Municipal e, em fevereiro, estipula que o ex-prefeito Wainer Machado passaria a administrar o hospital

 

  • 2017

Decreto que declarou a intervenção é renovado por 90 dias

 

Em julho de 2017, o prefeito Solimar Ico Charopen renovou a intervenção municipal na Santa Casa de Misericórdia por 90 dias. À época ele prometeu encontrar uma solução em conjunto com os segmentos da sociedade, porém não se concretizou.

 

 

  • 2018

Ico prorroga mais uma vez a intervenção

 

Em 22 de março de 2018, o prefeito Solimar Ico Charopen renova outra vez o decreto por outros 180 dias. Na oportunidade, ele também ampliou o Conselho Gestor do Hospital, que passou a ser composto por ele mesmo; o secretário de Saúde, Sérgio Aragon; procurador-geral Ramzi Zeidan; representações da Unamos, Sindisaúde, Conselho Municipal da Saúde, corpo clínico, Câmara de Vereadores, Unimed, SISPREM e COCEARGS. A intenção era que o novo grupo pudesse definir o processo de transição, já que o Governo Municipal planejava retirar a intervenção ao fim do prazo estabelecido, para que o hospital pudesse ter acesso a empréstimos. Wainer Machado continuava na direção administrativa da Santa Casa.

  • 2019

Instituto Salva Saúde assume gestão da Santa Casa

 

O prefeito Solimar Ico Charopen assinou um contrato de gestão com o Instituto Salva Saúde no dia 23 de maio de 2019. À época ele afirmou estar confiante após vários anos de dificuldades da Santa Casa. “Faz dois anos que estamos em busca de uma gestão qualificada para o hospital, que garanta os direitos dos trabalhadores, mantenha os salários em dia. A proposta do Dr. Jan Christoph foi a mais adequada.”, explicou. O contrato foi assinado apesar da recomendação contrária do procurador Rodrigo Graeff, do Ministério Público Federal.

 

 

  • 2020

Instituto sai e entra Sergio Aragon

 

Com a vice-prefeita Mari Machado assumindo interinamente como prefeita, o Instituto Salva Saúde acabou deixando a gestão da Santa Casa de Misericórdia e a administração foi assumida por Valmir Silveira.

Em maio do mesmo ano, Wainer Machado volta, mas um mês depois, com o retorno do prefeito Solimar Ico Charopen, Valmir e Eder passam a administrar o hospital.

 

  • 2020

Nova diretoria da Santa Casa de Misericórdia em julho

 

No dia 03 de julho de 2020, foram empossados os novos gestores da Santa Casa de Misericórdia, Sérgio Oliveira, como diretor geral, Luiz Arrieta, como diretor administrativo, e os voluntários Luis Edegar de Araújo Lima e Valdeir Elguy. À época o prefeito Solimar Ico Charopen afirmou que desde o seu retorno começou a buscar uma nova equipe de gestão e que não havia previsão de encerramento para a intervenção.

 

  • 2020

Polícia Federal investiga contrato entre Instituto Salva Saúde e a Santa Casa de Misericórdia

 

No dia 23 de setembro de 2020, Polícia Federal deflagrou a “Operação Sem Misericórdia”, que investiga o desvio de mais de dois milhões de reais de recursos do SUS destinados à Santa Casa. A investigação apura o desvio de recursos públicos a partir de contrato firmado entre a Santa Casa de Misericórdia, sob intervenção da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, e o Instituto Salva Saúde.

 

 

  • 2021

Leda Marisa reassume a Santa Casa

 

No dia 14 de janeiro de 2021, a servidora pública Leda Marisa assumiu a direção da Santa Casa de Misericórdia interinamente. A policial civil aposentada já havia sido provedora do hospital no início dos anos 2000. Leda foi convidada pela prefeita Ana Tarouco para compor a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, onde atuou nos primeiros dias, e uma de suas atividades era ser a interlocutora do Governo Municipal com a Santa Casa, ainda sob intervenção.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266