Com 1.053 votos, o vereador Aquiles Pires (PT) foi reeleito para o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento.
O vereador conta que o interesse pela vida política surgiu logo após começar a advogar para os trabalhadores da saúde, em um período difícil em que fez diversas ações em defesa dos trabalhadores junto à Câmara e o Poder Executivo na época. Aquiles relatou ter sido convidado pelos dirigentes do sindicato para representar e defender as pautas dos trabalhadores e movimentos sociais.
Após o convite, Aquiles Pires se candidatou em 2008 para vereador, mas não foi eleito, foi somente em 2012 que teve o seu primeiro mandato. “Sempre nos pautamos pela legalidade, pela fiscalização correta do Poder Executivo, sempre quando apresentamos uma crítica apresentamos uma solução também”, afirmou.
Com a luta junto aos trabalhadores da saúde e domésticos, Aquiles conta que outras categorias foram se agregando, como a educação. “Tivemos uma atuação muito boa em defesa dos trabalhadores da educação, contra a terceirização, contra a OSCIP, tivemos que trabalhar muito com o Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público. Nosso mandato se pauta muito na realidade e em tentar resolver aquelas dificuldades que são históricas, algumas delas conseguimos, hoje o nosso grande problema no município além da infraestrutura é a geração de emprego e renda”, disse o vereador.
Outra pauta destacada por Aquiles Pires foi a dos free shops, com toda a atuação para aprovar a lei, ele ressalta que a parte política está feita e só não tem free shops em Sant’Ana do Livramento porque os investidores não se conscientizaram da necessidade de iniciar. Contudo, ele acredita que ainda neste ano será criada a primeira loja na cidade.
“Hoje, no terceiro mandato, há duas eleições sou o vereador mais votado do Partido dos Trabalhadores, fui candidato a deputado estadual e também fui cogitado para ser candidato a prefeito, mas por uma questão interna não foi dessa vez”, relembrou Aquiles.
Buscando trabalhar de forma propositiva, o vereador contou ter decidido se candidatar novamente devido à grande procura e valorização do trabalho de seu gabinete. “As nossas ações vêm da população, temos contato direto com os bairros da cidade e dessa necessidade que detectamos junto à população desenvolvemos em nosso gabinete projetos de leis e ações que possam contemplar essas pessoas”, explicou.
Para o vereador, a virtude de Livramento é que o povo santanense não desiste nunca. “Eu acredito que as pessoas que estão na vida pública, eleitos, tem a obrigação de dar um retorno, de trabalhar e buscar alternativas. Nós buscamos com os free shops, com associações e cooperativas, defendemos que no setor público o ingresso tem que ser por concurso público, brigamos muito por esse concurso público que infelizmente deu todo esse problema, mas o município precisa de várias ações”, disse Aquiles.
O vereador contou que entre essas ações estão a ideia de participação das duas cidades juntas com acordos binacionais e facilitar a vinda de investimentos com a redução de alguns impostos municipais para atrair algumas empresas. Aquiles destaca a necessidade de desenvolvimento no município, pois isso beneficia a todos. Outro ponto que destaca, é que sejam oferecidas mais oportunidades para os jovens.
Para Aquiles a situação do Brasil é muito decepcionante e a ação do presidente Jair Bolsonaro é frustrante. “Em geral, não apenas o presidente, quem ocupa cargo público tem que dar o exemplo. Precisamos de alguém que incentive o brasileiro a fazer coisas boas, colocar um grupo de pessoas contra outras não é ser presidente, muito pelo contrário, o presidente tem que unir a população. O nosso país é muito rico, mas nos últimos anos não tem sorte, as pessoas não estão sabendo escolher as suas lideranças, me refiro também ao Congresso e ao Senado. Um presidente que quer dividir o país com ameaças, desvalorizando o ser humano, precarizando a vida, não é compatível. O presidente que temos hoje cria atos e fatos que são incompatíveis com a postura de um presidente. Eu falo isso com tristeza porque nós teríamos que ter no presidente um exemplo para todos nós”, analisou.
Com relação à polarização de esquerda e direita, o vereador interpreta como algo ruim, pois acredita que é necessário pensar no que é correto e o que é incorreto. Questionado quanto às bandeiras que defende, Aquiles Pires afirmou defender políticas públicas, destacando que a função do poder público é atender as pessoas que precisam. “Eu sou contra o estado mínimo, talvez por isso que me identifique com a esquerda, acredito que o estado tem que criar as condições para todos os cidadãos”, explicou ressaltando condições como uma boa educação.
Quanto à sua expectativa para os próximos quatro anos, Aquiles disse não ter se pronunciado muito pois acredita que os primeiros sinais do Governo Municipal são decepcionantes e não condizem com a realidade. Ele destaca que é necessário que o governo tenha uma visão panorâmica e entenda que políticas públicas são obrigações do gestor municipal.
O primeiro mês do novo mandato está sendo conturbado, de acordo com o vereador, sendo que esse ano começou com o problema do concurso público e ele recebe mensagens 24h sobre este e outros assuntos, como os problemas ocasionados pela chuva e a situação da Santa Casa.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266