Dilmar Rodrigues Pereira afirma ter recebido a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos sucateada

0
351

Dando continuidade à série de entrevistas realizadas com cada um dos secretários e diretores de autarquia do novo governo, nesta semana a reportagem do jornal Correio do Pampa conversou com Dilmar Rodrigues Pereira, secretário de Obras e Serviços Urbanos.

Há dois anos na reserva, Dilmar atuou por 29 anos na Brigada Militar, sendo que passou também pelo POE – Pelotão de Operações Especiais, ALI – Agência Local de Inteligência do 2º Regimento de Polícia Montada, Força Nacional de Segurança Pública e desenvolveu a função de guarda-vidas.

Hoje desempenhando-se como secretário do Governo Municipal, ele conta que recebeu o convite diretamente da prefeita Ana Tarouco. “Então aceitei o desafio porque pensei que posso dar ainda mais por Livramento, visto que o meu serviço, embora fosse de meu interesse, era um serviço público”, contou.

Quando recebeu o convite, Dilmar estava em viagem e só retornou cerca de 10 dias depois. “Não tive a transição devida com o secretário anterior. Só tive uma conversa com ele na qual me apresentei e disse que iria tomar pé de algumas situações, mas foi somente esse diálogo, depois não tive nenhum contato com ele, somente com o pessoal que estava de início nesta transição. Depois disso assumimos a pasta e fomos nos colocando à par da situação”, relatou.

Ele afirmou que este é um grande desafio, pois encontrou a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos muito sucateada, com muitas demandas e sem equipamentos. Para conseguir cumprir com algumas dessas demandas, ele contou ter encontrado um caminho através do funcionalismo, após ter uma conversa séria com os colaboradores, que abraçaram a causa e estão trabalhando da forma que conseguem.

A expectativa é pela liberação do orçamento do ano, para que assim possam colocar as ideias em prática, relacionadas à mobilidade, revitalização de praças, resolver o problema do cemitério e a situação das pontes que precisam ser finalizadas, entre diversas outras situações. “Estamos auxiliando secretarias que também estão com o mesmo problema que nós em relação à maquinário, deficiência de pessoal, na manutenção dos prédios, então estamos tentando fazer o melhor possível em relação a isso”, disse.

A secretaria enfrenta a falta de equipamentos, orçamento zero e uma situação bem complicada. “Pretendemos arrecadar mais fundos para que possamos colocar em prática alguns projetos que temos e procurar dar o melhor para a comunidade santanense que está bem carente em relação à infraestrutura e locais de lazer. Essa questão da pandemia faz com que as pessoas tenham que permanecer mais em casa e quando tem um momento de lazer procure praças, um local aberto para estar, então queremos melhorar tendo essa visão”, afirmou o secretário.

Foi iniciada uma força-tarefa junto a Intendência de Rivera para a limpeza de toda a linha divisória, com a realização de podas, melhorias das vias da calçada, pintura dos marcos e posteriormente será feita a pintura dos cordões. A força-tarefa irá até o Parque Internacional, onde será feita uma limpeza geral e buscam chegar a um acordo entre a prefeita e o intendente para desenvolver uma força tarefa binacional em relação ao Parque Internacional.

Entre as metas está colocar o maquinário em dia para que possam executar todo o planejamento. Dilmar contou que este primeiro mês a frente da pasta foi de muitas dificuldades, mas que isso não é problema. “A gente veio para trabalhar, sabíamos que a gente iria encontrar essa situação e através dos nossos colaboradores, que aceitaram a nossa ideia de trabalho, estamos colocando em prática, espero que melhore no momento que tivermos melhor orçamento”, declarou.

Questionado a respeito de obras como as pontes do São Paulo, o secretário relatou que a empresa que estava fazendo já entregou uma parte pronta. “Faltam pequenos detalhes, temos que sentar e ajustar essa questão de aditamento de contrato e vamos procurar deixar ela pronta até o mês que vem. Estamos terminando também a ponte do Rio Ibicuí, embora seja zona rural, damos apoio para a Secretaria de Agricultura, sempre são ações conjuntas”, explicou.

De acordo com Dilmar, foi criada também uma comissão junto com o Departamento de Água e Esgoto – DAE, para fazer melhor calçamento dos buracos abertos pela autarquia para avaliar e consertar canos.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos pede que a comunidade santanense tenha um pouco de paciência com eles. “Como todos sabem pegamos de cara aquela chuvarada que fez bastante estrago na cidade, bueiros estourando, galerias entupidas, a gente sem muito maquinário, mas aos poucos estamos tentando resolver. Eu tenho uma pilha de demandas, que conforme o critério de necessidade e risco vamos ir tentando cumprir”, completou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266