Assembleia Legislativa terá novo presidente

0
664

A partir de quarta-feira, dia 03 de março, o parlamento gaúcho terá um novo presidente. Em sessão solene, que coincide com a primeira sessão ordinária de 2021, os 55 deputados estaduais votarão na nova composição da Mesa Diretora. Pelo acordo feito entre as quatro maiores bancadas no início da 55ª legislatura, em 2019, a presidência em 2021 caberá ao deputado Gabriel Souza (MDB). O acordo é tradição na Assembleia Legislativa e todos os governos sempre ressaltam a postura democrática dos parlamentares por dividirem essa função, independentemente do espectro político. O acordo chegou a causar certo mal-estar, na época, entre as bancadas menores e aquelas que recém estavam sendo formadas, como as do PSL e do Novo, mas acabou sendo acompanhado pela maioria dos deputados.

No primeiro ano, o deputado bageense Luís Augusto Lara (PTB) foi o primeiro presidente. Em 2020, foi a vez de Ernani Polo (Progressistas), que ainda ocupa a presidência e chegou a exercer temporariamente o Governo do Estado. Depois da presidente do deputado emedebista Gabriel Souza, será a vez do PT ocupar a principal cadeira dentro da Assembleia Legislativa e a terceira posição na linha sucessória do Governo do Estado, através do deputado Valdeci Oliveira.

Tradicionalmente, o acordo é costurado entre as maiores bancadas eleitas. Nesta legislatura, as maiores são a do MDB e do PT, com 8 deputados cada. Depois está a bancada do Progressistas, com 6 parlamentares, e por último a bancada do PTB, com 5 deputados. O acordo da legislatura anterior, entre 2015 e 2018, foi entre o MDB, PT, Progressistas e PDT. O PSDB, partido do governador Eduardo Leite, acabou não sendo considerado para a presidência, apesar de ocupar outros cargos importantes dentro da Mesa Diretora.

 

Gabriel Souza

Médico veterinário, pós-graduado em Gestão Pública e mestrando em Direito Empresarial e Cidadania, Gabriel Souza nasceu em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com 37 anos, o deputado está em seu segundo mandato, tendo sido reeleito em 2018 com quase 53 mil votos. Ele foi o mais votado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Na sua atuação como parlamentar, tem como principais bandeiras o apoio ao produtor rural, a defesa da causa animal, o desenvolvimento regional e o Estado necessário. Desde a adolescência mantém uma vida partidária ativa. Foi presidente da juventude do MDB no Rio Grande do Sul e também a nível nacional. Hoje, é secretário-geral do partido.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266