Após 35 anos de serviços prestados, Comandante Cel. Burgel é transferido para a reserva

0
467

No dia 07 de fevereiro, o Comandante Regional da Fronteira Oeste Cel. Pedro Ricardo Maron Burgel será transferido para Reserva Altiva da Brigada Militar após 35 anos de serviços prestados.

Em entrevista, o comandante afirmou que este é um momento de muita reflexão e análise de tudo o que foi feito, em que relembra toda a sua trajetória, desde o momento em que tomou conhecimento da carreira militar. Burgel analisa a carreira acreditando que os objetivos foram alcançados.

Porto-alegrense, Burgel tem Sant’Ana do Livramento como sua cidade do coração após 14 anos atuando no município. Ele destacou o trabalho feito na parte operacional, contando que desde o início da carreira vislumbrou a importância e responsabilidade das funções realizadas e buscou aperfeiçoamento profissional, o que ajudou muito.

O comandante atuou durante 22 anos no Corpo de Bombeiros, enquanto este pertencia à Brigada Militar, sempre voltado à comunidade. Ele ressalta a evolução da Brigada Militar, especialmente relacionado à tecnologia, apesar de tardia, mas que conta com um sistema próprio hoje, em que há uma confiabilidade maior.

Destacando o trabalho realizado pela BM, ele afirma que o resultado é claro, com a redução da criminalidade e da violência. “Esse processo todo permite que em cada município a gente possa priorizar as ações para os crimes que estão em alta, como por exemplo, nós somos obrigados na região de fronteira a atuar diretamente no policiamento ostensivo rural, porque 28% da agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul está na região, os índices de ocorrências de abigeato, em média 20% dos registros do Estado é na nossa região, então nós temos que ter ações onde cada um cumpra com as suas obrigações e o comando regional atue com apoio nas operações de avante rural, que no ano de 2020 realizamos cinco edições. Isso também é motivo de satisfação nosso, de trabalho e objetivos alcançados”, ressaltou.

Burgel afirmou que para que se possa prestar um melhor serviço à comunidade é essencial ter constância no trabalho. Ele contou que antes de assumir o comando teve um período de preparação e com isso pôde estabelecer algumas diretrizes. Uma das metas estabelecidas foi que haveria policiamento ostensivo 24h por dia de segunda à domingo, nos 22 municípios da área de ação, apesar de terem que lidar com a falta de servidores em alguns locais, onde foi otimizado o serviço.

O comandante assumiu em 2019 e o seu último expediente administrativo frente ao Comando Regional será no dia 05 de fevereiro. Na data, os oficiais serão reunidos para que seja realizada uma prestação de contas e mostrar os objetivos atingidos. A passagem de comando deverá ocorrer apenas em abril, após as promoções e definição do oficial que irá assumir a região, mas já há uma previsão de quem será o oficial. Em função da pandemia, a possibilidade de realização de um evento de prestação de contas aberto, antes da transferência do comandante para a reserva, é baixa.

O Cel. Burgel ressaltou a sua felicidade e gratidão ao refletir sobre os 35 anos de serviço, apesar de exercer uma função que exige muita dedicação, em que não há folga e uma preocupação constante durante 24h por dia, mas afirmando que a sua profissão foi o seu hobby. O comandante destaca que está indo embora para a reserva com o sentimento de dever cumprido e grato por todos que o ajudaram.

“Todo o aluno oficial que entra na Academia de Polícia Militar no mínimo tem que almejar sair no último posto. Temos que sempre almejar e ir atrás dos objetivos. Hoje eu estou plenamente satisfeito, feliz, sei que busquei o máximo possível”, afirmou.

Entre as realizações dos 35 anos de carreira, Burgel relembra o sucesso do projeto desenvolvido por ele em Gravataí, de Bombeiro Mirim, que trouxe para Sant’Ana do Livramento e é realizado até hoje, trazendo muitos benefícios para os jovens.

Questionado a respeito de seus planos, ele contou que após a transferência para a reserva pretende ir para o litoral junto à sua esposa para curtir mais a sua família, principalmente a sua neta, depois de anos de dedicação integral ao trabalho. “Eu vou me dedicar à família, aos filhos, vou curtir esse ano, vai ser um ano sabático, em que vou parar para pensar. Não afasto a possibilidade de retornar para os bancos escolares”, disse.

 

Honraria

Na terça-feira, 26 de janeiro, o Comandante Cel. Burgel recebeu a Comenda da Brigada Militar, das mãos do Comandante Geral da BM, Cel. Rodrigo Mohr Picon, no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da BM. A honraria é concedida a personalidades que possuem destaque especial e distinguem-se em suas relevantes contribuições prestadas à corporação. “Neste momento que findamos nossa carreira Militar na ativa foi uma honra esta distinção”, afirmou Burgel.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266