Internada no hospital da PUC, em Porto Alegre, com complicações da Covid-19, a santanense Carmen Lima publicou, em suas redes sociais, relatos da experiência que vivencia com o marido, o pediatra Dr. Danilo Tarouco, que também está internado. A reportagem do jornal Correio do Pampa conversou com Carmen, que contou mais sobre o estado de saúde e situação em que se encontram. Confira:
CPAMPA: Como descobriu estar com coronavírus?
Carmen: Descobri porque o meu marido sentiu-se com um cansaço diferente, fez o teste e deu positivo. Em seguida, eu também testei positivo, só que sem sintomas ainda.
CPAMPA: Como lidou com a situação? O que levou a buscar tratamento médico em Porto Alegre?
Carmen: Ao saber da contaminação ficamos tristes, pois ele como médico sabe melhor do que ninguém o que o vírus poderia causar. O Danilo tem uma prima que é médica em POA, assim que soube que estávamos positivos, conversou com ela. Pelo histórico de asma do Danilo, ela imediatamente mobilizou alguns contatos e em poucas horas conseguiu leito e tudo. Eu estava vindo como acompanhante, positiva claro, porém sem sintomas. Só que em questão de horas o quadro alterou muito. Durante a viagem, já tive dores fortíssimas de cabeça e vômito. Quando chegamos, ele foi direto para a sala laranja, que é o lugar onde ficam pessoas com alto risco de vida e eu fui atendida em seguida também.
CPAMPA: Como vem sendo o tratamento e recuperação junto ao seu marido, Dr. Danilo? Quais complicações tiveram?
Carmen: O tratamento vem sendo excelente, com todo o monitoramento necessário. Tivemos as seguintes complicações: ele uma pneumonia grave bilateral causada pelo vírus e eu uma encefalite.
CPAMPA: Levando em conta a vida saudável que mantém, imaginava que poderia ser tão afetada pela Covid-19?
Carmen: Ser contaminado é algo ao que todos estamos sujeitos, ainda mais morando com um médico que trabalha direto na linha de frente. Após as festas de final de ano, foi visível o aumento de casos que surgiram, todo dia que ele chegava em casa depois dos atendimentos me falava: “olha, te cuida muito, os casos estão pipocando a cada dia que passa”. Infelizmente foi contaminado em algum desses atendimentos. Sobre a gravidade que nos atingiu, sim, ficamos surpresos, os dois praticamos esportes, somos muito regrados na alimentação, não bebemos e não fumamos. O que mais nos chamou a atenção foi que além dos dois ficarmos contaminados, tivemos sérias complicações com o vírus. Realmente foi severo, violento e muito rápida a evolução.
CPAMPA: Já receberam alta ou tem previsão de alta? Qual o estado de saúde dos dois?
Carmen: Estamos internados há 20 dias e ainda não temos previsão de alta. Desejamos muito que seja logo. Estamos esperando que o Danilo fique independente do oxigênio. Eu estou bem melhor, já sem vômito e pouca dor. Nosso estado de saúde é ainda delicado, visto que o vírus não temos mais, porém estamos lutando com os estragos que ele nos fez e que não foram poucos. Estamos muito debilitados, perdemos muita massa magra, pois uma das características do ataque desse vírus é essa.
CPAMPA: O que te motivou a compartilhar nas redes sociais a luta de vocês contra a covid-19?
Carmen: Como somos pessoas bem conhecidas, com muitos amigos queridos e também porque no meu trabalho uso muito as redes sociais, quisemos avisar sobre o que nos aconteceu, até porque sabíamos que teríamos que estar afastados das nossas atividades por um tempo.
CPAMPA: Tem recebido muito apoio?
Carmen: Sim, recebemos muito apoio de todos, de pessoas até mesmo que estão em outras cidades e que nos conhecem. Foi e está sendo extremamente importante todo esse carinho que recebemos. Fiz duas postagens, uma para comunicar sobre onde estávamos e como estávamos e depois fiz uma porque era o aniversário de casamento meu e dele – e que foi um aniversário que comemoramos de forma diferente, mas estávamos juntos como sempre. 71 mil pessoas viram a publicação, e muitas pessoas curtiram e comentaram. Ficamos muito felizes com todos as mensagens de melhoras que nos enviaram.
CPAMPA: Que mensagem deixa para os santanenses após essa luta?
Carmen: Deixamos a mensagem de que continuemos a caminhar juntos contra o vírus, fazendo o bem a todos. Dizer que ele nos ataca de forma traiçoeira, violentíssima e ele vem para nos destruir mesmo. Então pedimos a Deus que nos proteja sempre. O Covid-19 veio para todos e com ele aprenderemos coisas novas!
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266