Comunidade santanense luta pela manutenção do curso normal da Escola Liberato

CPERS e outras autoridades estudam medida jurídica para acionar o Governo do Estado
0
517

A semana foi de mobilização para que o curso normal noturno do Instituto Estadual de Educação Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha.

A direção, os professores e os alunos se mobilizaram para reverter a decisão da Secretaria Estadual de Educação de trocar o turno do “Curso normal/Aproveitamento de estudos”, pois, segundo eles, a ação irá inviabilizar o curso, levando em conta que a escola não dispõe de salas de aula o suficiente para acomodar as quatro turmas do curso no turno da tarde e a maioria dos alunos trabalha nos turnos da manhã e/ou tarde, entre outros fatores.

É destacado pela comunidade escolar que o curso é reconhecido na cidade e tem prestígio pela excelência na formação de professores. A diretora da escola, professora Dirce Rubim, contou que é a única escola no município que oferece o curso normal/aproveitamento de estudos no turno da noite.

Dirce lembrou que os alunos se inscrevem através de um edital e em todos os anos de existência do curso, inclusive para 2021, os alunos se matricularam para o curso noturno. Contudo, de acordo com ela, o encerramento das atividades no turno da noite da escola foi justificado pelo Governo do Estado como forma de economia, ao passar o curso para a tarde.

O vereador Dagberto Reis, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, esteve reunido durante esta semana com o CPERS e professores da escola para que possa ocorrer a manutenção do curso noturno e assim não prejudicar 170 alunos. De acordo com ele, a Comissão de Educação organiza uma agenda na Seduc, em Porto Alegre, para buscar reverter esta decisão do Governo do Estado. O vereador relembrou que em 2019, conseguiram reverter o fechamento do curso.

A presidente do CPERS em Sant’Ana do Livramento, Adriana de Leon, disse à reportagem que estão trabalhando junto com a escola e a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e também estudando uma medida jurídica para acionar o Governo do Estado. Adriana ainda pontuou que a decisão foi revertida nas escolas Professor Chaves e Dr. Carlos Vidal Oliveira.

Procurada pela reportagem, a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, disse que está em agenda na Seduc, em Porto alegre, e durante o fim de semana irá enviar um posicionamento.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266

More News