Enrique Civeira é novo presidente da Câmara de Vereadores; segundo ele, este será seu último mandato legislativo

0
537

Na sexta-feira, 01, aconteceu na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento a Cerimônia de Posse dos parlamentares eleitos no pleito de 2020. Logo após, foi realizada a votação da Mesa Diretora, que ficou definida da seguinte forma: Enrique Civeira (PDT) como presidente; Lídio Mendes (PTB) como vice-presidente; Dagberto Reis (PT) como 1º secretário; e Cleber Custódio (PDT) como 2º secretário.

Dando continuidade à série de reportagens sobre os vereadores eleitos e tratando também a respeito da definição da Mesa, a reportagem entrevistou o vereador Enrique Civeira, reeleito em 2020 com 715 votos. Confira:

 

CPAMPA: Conte sobre a sua história, quem é o “Neneco”?

Civeira: Pai de três filhos, me criei no Armour. Meu pai trabalhou por 50 anos no frigorífico, a minha mãe do lar, estudei em escola pública. Me formei em engenharia civil em 1999, sou pós-graduado em administração e tenho mestrado em recursos humanos. Há 25 anos tenho um escritório de engenharia civil e entrei na política em 2004. Fui concorrer apenas em 2016 e me elegi com 1.074 votos. Fui reeleito para esse segundo mandato, fui secretário geral de governo por dois anos e secretário interino da saúde por um ano.

CPAMPA: O que o motivou a se candidatar novamente?

Civeira: O que me motivou foi o desejo de colaborar mais com Sant’Ana do Livramento, porque dos quatro anos do meu mandato eu fiquei dois anos no Executivo e somente dois anos no Legislativo, então eu acredito que eu ainda deixei algumas coisas a fazer aqui. Estou no segundo mandato e não concorro mais à reeleição para o Legislativo, acredito que dois mandatos é tempo o suficiente para fazer alguma coisa e também para dar lugar para outras pessoas que querem trabalhar e colaborar com a cidade.

CPAMPA: Qual sua visão em relação à Sant’Ana do Livramento? Quais são as virtudes e as carências?

Civeira: Acredito que Sant’Ana do Livramento é uma cidade que tem um potencial enorme, talvez alguns sejam mal aproveitados, como o potencial turístico. E a nossa maior carência é ainda a nossa infraestrutura, tanto urbana quanto rural, porque isso faz diferença no desenvolvimento do turismo.

CPAMPA: Como vê a situação do Brasil? Concorda com a forma como o presidente Jair Bolsonaro conduz o país?

Civeira: Eu acredito e os dados estão aí, que o país está mostrando sinais de recuperação e não podemos colocar só no presidente. O presidente tem uma equipe que trabalha e eu acredito que as coisas vêm melhorando em alguns pontos. Algumas questões são mais partidárias e ideológicas do presidente, mas acredito que, mesmo com a pandemia, o Brasil está melhorando, os números são melhores do que nós tínhamos.

CPAMPA: Se identifica como de Direita ou de Esquerda? Como interpreta a polarização que tomou conta do país?

Civeira: Eu me identifico com o centro, o meu partido é de centro-esquerda. Acredito que o recado foi dado nas urnas, ninguém mais quer extremo, hoje as pessoas são mais de centro. Se os partidos não ouvirem e tomarem alguma atitude, em breve a esquerda e direita radical vão ser excluídas do processo.

CPAMPA: Quais as principais bandeiras que defende?

Civeira: A saúde e a educação são as principais bandeiras. Mas, a bandeira da saúde tem que ser levantada, por eu ter convivido tão de perto nos últimos anos, vendo a dificuldade, que a gente não consegue fazer nada sozinho, que somos dependentes de todo o sistema e as vezes queremos fazer e não conseguimos devido à burocracia, como por exemplo, os bebês que se perderam por falta de leitos, por uma fila enorme de espera.

CPAMPA: O que espera dos próximos quatro anos?

Civeira: Expectativa boa, que a nova prefeita dê continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito, porque as pessoas já não querem mais esperar. A pessoa que se candidata tem que ter a visão e certeza de que vai conseguir suprir as expectativas da comunidade a curto prazo. Por isso eu acredito que tem que ser dada continuidade nos projetos, quatro anos é pouco tempo para um prefeito desenvolver um trabalho.

CPAMPA: Como foi feito o acordo para a composição da Mesa?

Civeira: É um acordo que vem sendo feito desde 2017, que tem dado certo, vem sendo feita uma administração séria e foi dado continuidade. Nós, os candidatos que nos reelegemos, sentamos, conversamos e fizemos uma composição, junto a alguns vereadores novos que acreditaram nesse projeto. Ressalto o trabalho da Maria Helena, do Danúbio, do Galo, mas principalmente do Romário, pela forma que ele conduziu a Casa em um ano difícil. Somos a Mesa de toda a Casa, representamos todos os vereadores, conversamos com os novos que estão com muita vontade de trabalhar e precisamos principalmente dentro dessa Casa união.

CPAMPA: Como pretende conduzir a presidência da Câmara?

Civeira: Eu pretendo conduzir junto aos outros vereadores que compõem a Mesa e principalmente junto à comunidade. Estamos vendo algumas atividades, como a possibilidade da troca de horário da sessão para que as pessoas participem mais, levar algumas sessões para os bairros da cidade e para o interior do município, são ações que temos que discutir e ver se os outros vereadores tem o mesmo entendimento que o nosso. Uma coisa que eu gostaria de frisar é que a Câmara é um poder independente, respeitamos os outros poderes, estamos para ajudar, mas a Câmara de Vereadores vai trabalhar com independência.

CPAMPA: Como estão sendo esses primeiros dias?

Civeira: Estamos tomando pé da situação da Casa financeiramente, conversando com cada setor, com os servidores, temos um quadro técnico excelente, comprometido, e conversando com os colegas vereadores, tudo dentro da normalidade.

CPAMPA: Quais serão os primeiros projetos a serem realizados? Planeja continuar com a economia na Casa?

Civeira: Temos um PAC de acessibilidade que começou com o vereador Romário e temos mais seis meses para cumprir. Nós vamos trabalhar com economia, mas também temos que trabalhar e investir na Casa, vamos economizar, mas vamos dar todo o suporte, investir em tecnologia para que as sessões fiquem mais rápidas, mais seguras, para que a comunidade possa participar mais, vamos trabalhar com economicidade mas também investindo na Casa.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266