Donos de quase 5,9 mil veículos pagaram o IPVA antecipado

0
314

Ano após ano, o Governo do Estado concede descontos especiais para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Um deles é dado antes mesmo do exercício fiscal de 2021. Quem pagasse até o dia 30 de dezembro de 2020 garantiria o valor da Unidade de Padrão Fiscal do Rio Grande do Sul do ano corrente e evitaria pagar conforme a nova UPF/RS que passou a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2021. A UPF/RS é um indexador pelo qual são corrigidos os valores de IPVA, ICMS e demais impostos e taxas cobradas pelos estados brasileiros.

No caso do IPVA 2021, segundo dados da Secretaria da Fazenda fornecidos ao Correio do Pampa, os donos de 5.891 quitaram o imposto em dezembro de 2020, o que significou uma arrecadação bruta de R$ 5.330.403,52. Desse valor, 50% são destinados aos cofres do Governo do Estado e os outros 50% vão para os cofres municipais de Santana do Livramento.

O total da frota emplacada no município é de 28.587 veículos, ou seja, até o dia 30 de dezembro de 2021 os carros que quitaram antecipadamente o imposto representam 20,6% do total. Entre o dia 30 e o dia 5 de janeiro de 2021 outros 182 veículos tiveram o seu IPVA quitado, representando R$ 180.890,74 que também devem ser divididos entre o Estado e o Município.

 

Outros descontos

Pagar o IPVA 2021 de forma integral no mês de janeiro ainda pode trazer economia para o bolso dos contribuintes. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento antecipado podem garantir descontos de até 22,40%. Para o desconto máximo é preciso levar em conta o benefício de 3% pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (5% para quem tiver 150 notas fiscais ou mais com CPF).

O tributo pode ser quitado em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também fazer o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil (no BB, o pagamento é somente para clientes).

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

 

Parcelamento

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2021 é o parcelamento em três vezes com desconto. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 29 de janeiro, com 3% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 26 com redução de 2%, e março, até o dia 31 com desconto de 1%.

Para parcelar, é obrigatório o pagamento em três vezes nos prazos estipulados. Por exemplo, não há como optar pelo parcelamento em fevereiro. É imprescindível o pagamento da primeira parcela ainda no mês de janeiro.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266