Um luxo só! Simplesmente Eva foi a segunda vereadora mais votada de Livramento

“A pessoa que me atacou foi a que mais me impulsionou a ganhar a eleição”, destacou
0
1312

Exatos 1358 votos fizeram de Eva Coelho, mais conhecida como Simplesmente Eva, a segunda vereadora mais votada nas eleições 2020 de Sant’Ana do Livramento. Após a felicidade e a surpresa pela vitória tão expressiva, Eva tem cumprido uma agenda cheia de compromissos, especialmente de entrevistas à imprensa.

Conhecida pelas lives em sua página do Facebook, onde conversa com seus espectadores de forma descontraída, Eva Coelho contou à reportagem do Correio do Pampa sua história de vida e os passos que fizeram ela chegar até a uma cadeira no Poder Legislativo.

Eva nasceu e se criou no bairro Bela Vista, começou a trabalhar cedo, com 15 anos, iniciou na rotulagem no Swift Armour. Após os 18 anos, foi para o departamento da picada, onde permaneceu até o fechamento da empresa.

Depois, Eva trabalhou em casas geriátricas, cuidando de idosos muitas vezes acamados e lavando fraldas que naquela época não eram descartáveis. “Passado um tempo, fui trabalhar como doméstica em casas de família. Mas há quatro anos, com receita de rapadura de leite passada de geração em geração, virei a ‘tia do doce’, comecei a vender de porta em porta. No inverno, sou a tia da rapadura, no verão, sou a tia do sorvete”, conta.

Além do sorvete e rapaduras, Eva produz doces de figo e laranja na época do natal e, para o Dia das Mães e Dia dos Pais, comercializa doces de batata doce e abóbora. “Muitas pessoas não fazem mais, mas as datas exigem esses doces caseiros que aprendi com minha mãe”, explica.

Eva reside com a mãe, o irmão e seus filhos de quatro patas: 21 cachorros e 16 gatos, animais que foram sendo abandonados, muitas vezes doentes, em sua casa.

A primeira candidatura

Eva conta que nunca havia pensado em se candidatar, mas recebeu convite de um determinado partido para compor a nominata de mulheres candidatas. Ela primeiramente não aceitou, acreditando que não teria chances de vencer, já que não poderia contar com material de campanha, destinado apenas aos candidatos que “teriam mais chances de se eleger”.

“Depois de um tempo fui convidada por outra pessoa, mas sempre ressaltando que eu iria concorrer para ajudar as mulheres. Aceitei, ganhei material para trabalhar e comecei conversando com as pessoas. Mas minha campanha foi baseada em lives na página Simplesmente Eva”, contou.

O diferencial da sua campanha, segundo Eva, é que as pessoas pediam o material antes mesmo de ela perguntar se poderia entrega-lo. “Depois veio meu jingle, com uma música que gosto muito e hoje até as crianças cantam a música 12415”, lembra.

Durante suas lives, foram criados os bordões: “É um luxo só” e “Simples Assim”, que imediatamente viralizaram e tornaram Eva ainda mais conhecida. “Acredito que foram esses os fatores que me ajudaram a vencer a eleição”, frisou.

Sobre os ataques sofridos na internet, Eva destaca que a autora foi a maior cabo eleitoral que ela teve, pois a impulsionou a ir mais longe.

Além disso, conhecer as pessoas durante as vendas contribuiu para o sucesso de Eva. “Muitas pessoas viram em mim uma pessoa determinada, que não depende do clima para andar na rua vendendo, essa pessoa que trabalha sem horário foi algo positivo pra eles”, analisa.

Eva atribui os mais de 1300 votos recebidos a um grito de “Fora preconceito!” vindo da comunidade. “Não é um canudo que olha para quem realmente está precisando. As pessoas viram em mim um espelho do povo e apostaram”, completou.

Ações sociais

Antes da página “Simplesmente Eva”, Eva Coelho em conjunto com Cibele Severo criaram a página do Facebook Percorrendo Livramento. Segundo Eva, essa página expõe os problemas de muitas famílias. “Muitas pessoas desacreditam dos nossos pedidos, o povo precisa ver para crer, então mostramos para que as pessoas que necessitam possam ser realmente ajudadas”, explica.

Trabalho na Câmara

Organização e fiscalização serão as palavras de ordem na gestão de Eva na Câmara de Vereadores e dois projetos serão prioridade em sua atuação. A Casa Coração Maior será um local de acolhimento e disponibilização de serviços, contando com voluntários para diversas áreas, como aulas particulares (contando com seis professores à disposição do projeto), cursos práticos nas áreas da beleza e culinária, por exemplo; além de enfermeira, médico nutricionista.

A Casa Coração Maior também contará com núcleos nas associações de bairros, contando com o apoio das associações de moradores.

Outro projeto de Eva é a Veterinária do Bem, que consiste na fiscalização das condições de vida dos animais, implantação de casinhas do bem e retirada de animais da rua. “Tentaremos viabilizar junto ao Executivo um destino para os animais, providenciando seu recolhimento, castração, cuidado e adoção”, explicou.

Ao encerrar a entrevista, Simplesmente Eva, como gosta de ser chamada, deixou seu lema: “Deus fez menos para mostrar que Ele é mais.”

FOTOS: Jadir Pires

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266