Cardio Nefroclínica completa 40 anos de serviços prestados à comunidade santanense
Na sexta-feira, 20 de novembro, a Cardio Nefroclínica completou 40 anos de história, a qual se une à construção da diálise santanense. Para celebrar a data, a Cardio Nefroclínica divulgou seu histórico e números da atualidade, assim como imagens que remontam a caminhada do serviço de saúde.
Nas redes sociais, está sendo apresentada uma série de vídeos com depoimentos dos pacientes e colaboradores mais antigos da CNC.
O início da Cardio Nefroclínica tem raiz na Santa Casa de Sant’Ana do Livramento, quando em 1977, Dr. João José Freitas foi chamado para implantar a hemodiálise na UTI do Hospital. Naquela época, o tratamento renal substitutivo era realizado na primeira máquina de diálise que a comunidade santanense teve acesso, doada em 1977 pela família Severo.
Em novembro de 1980 é criada a Cardio Nefroclínica, inicialmente com foco em medicina preventiva das doenças crônicas do adulto. Um fato inusitado – o fechamento da hemodiálise do Hospital Santa Casa – motivou a adequação da Clínica para receber pacientes com Doença Renal Crônica. Em 1988, a equipe da CNC inova e dá origem a um moderno centro de diálise. Naquele momento, Dr. Freitas e sua equipe contaram com o apoio de representantes da comunidade. Motivados pela necessidade de ter o tratamento de hemodiálise em sua cidade, alguns pacientes trabalharam ativamente para as autoridades da época autorizarem a abertura do centro de diálise em Sant’Ana do Livramento.
Na virada do século, um novo processo de gestão administrativa passou a ser implantado a partir da capacitação dos membros da diretoria. Critérios exigidos pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) tornaram-se ferramentas básicas para a efetivação das modificações necessárias. Nesse período, de expansão e contratação de profissionais de diversas áreas da saúde, ocorre também a adequação da estrutura física com a construção da uma nova sede fortalecendo a parceria, iniciada em 1988 com o Hospital Santa Casa, o novo local da CNC intra-hospitalar proporcionou estrutura e segurança exigidas para um serviço de ponta. Em 11 de dezembro de 2006 efetiva-se a mudança para o prédio onde atualmente encontra-se o serviço. “Nessa estrutura física atendemos a comunidade até os dias atuais, quando contamos com cerca de 124 pacientes ao longo do último ano e 41 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos em hemodiálise, higienizadores, administradores e apoio. Para realizar as sessões em dois turnos diários, de segunda a sábado, utilizamos 32 máquinas de hemodiálise de última geração.”
Entre 2009 e 2013, a CNC desenvolveu uma parceria com a ONG Alô Rim Livramento, entidade destinada a divulgar ações de prevenção e diagnóstico da doença renal crônica e suas complicações. Em abril de 2013, a CNC alcança duas de suas metas históricas, descritas na visão de futuro do serviço. A conquista do reconhecimento pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que conferiu à CNC Acreditação Plena e colocou a Clínica entre os 16 melhores serviços de diálise do País. E tornar-se um serviço de referência nacional em saúde.
Rumo aos quarenta anos, a CNC consolidou ainda mais seu trabalho e estabeleceu novas parcerias. Após anos de diálogo, em dezembro de 2018, o serviço consolida a possibilidade de realizar atendimento ambulatorial em nefrologia em convênio com a rede pública de saúde. Com a realização dessa parceria, a equipe dá mais um passo em direção ao seu principal objetivo: garantir qualidade e segurança aos pacientes. Para o futuro, muitas inovações ainda estão por vir e serão desempenhadas por uma equipe fortalecida em 40 anos de experiência, acumuladas no trabalho pela saúde da região. Neste corpo de profissionais também existe ainda o empenho em continuar uma parceria de sucesso com o hospital Santa Casa, uma forma de valorizar as origens do serviço de diálise municipal.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266