Percepções – 13/11/2020

0
468

*Eleições

Um final de semana muito especial, quando vamos escolher o novo Prefeito e a nova composição do Legislativo. Foi uma eleição atípica. No meio de uma pandemia, a política não gerou entusiasmo. As pessoas vão votar muito mais por obrigação do que por convicção.

Mesmo sabendo que a generalização é perigosa, não há como negar que a classe política vem perdendo credibilidade, por uma série de fatores. Os candidatos que estão buscando acesso ao Legislativo carregam a bandeira da mudança, não apenas de hábitos como de propostas.

De qualquer forma, o voto é o oxigênio da democracia, ou, como dizia Assis Brasil, “democracia é como nadar, só se aprende fazendo”. Podemos errar, mas saber que há a possibilidade de acertar, em um nova eleição, já é um grande passo em relação ao futuro.

*Candidaturas

Registro meu respeito e admiração pelos jovens que resolveram ingressar na política. É uma experiência que deixa resultados positivos, pela possibilidade de conhecer pessoas, entender o funcionamento e a estrutura do Legislativo, e ainda colaborar com ideias novas e propositivas.

*Planejamento

Entre outras questões, o futuro Prefeito vai ter de elaborar um planejamento estratégico para enfrentar uma despesa mensal superior a 21 milhões. Não tem Prefeitura que resista a um custo tão alto. Terá de cortar na própria carne.

*Eleito

O Prefeito de Dom Pedrito, Mario Augusto, está reeleito. Pesquisa desta semana indica que terá 77% dos votos. Se isto ocorrer, entra para a história da vida política pedritense.

*Padel

O padel está em alta na Fronteira. Durante a pandemia, foi a opção para quem buscou manter a forma e aliviar a mente. Para conseguir um horário nas quadras, tem de marcar com antecedência. É um esporte que estimula o convívio, aproxima as pessoas. Tomara que tenha vindo para ficar. Livramento sempre foi referência e com a nova geração de padelistas, poderemos ter um destaque ainda maior.

*Refugiados

Cubanos que vieram para o Uruguai, em busca de emprego, enfrentam a dura realidade da falta de oportunidades, na cidade de Rivera. Como saíram de Cuba para buscar uma renda para seus familiares, amargam uma situação de penúrias e constantes dificuldades. Vê-se engenheiros trabalhando como pedreiros, serventes; pedagogas e economistas fazendo limpezas em residências. Como refugiados, seus direitos não são reconhecidos. Um problema internacional que precisa ser enfrentado.

*Prioridades

Após as eleições, o Governador do Estado pretende priorizar a Reforma Tributária, privatizações das empresas de energia (CEEE, CRM e Sulgás) e as parcerias público-privadas. Segundo Eduardo Leite, as PPPs irão viabilizar mais de mil quilômetros de estradas concedidas. Pretende estimular a articulação entre o público e o privado, visando gerar  inúmeros benefícios.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266