Percepções – 31/10/2020

0
383

*Eleições e ameaças

Dois candidatos a Prefeito foram ameaçados de morte durante esta semana, Ico Charopen e Sargento Doze. Ambos prestaram queixa na DP, querendo não apenas a garantia de proteção como a responsabilização pelas ameaças que atingem seus familiares.

As mídias sociais têm gerado uma onda de manifestações sem sentido algum. Acabou dando vez aos idiotas de plantão que nada têm a contribuir. Preferem esconder-se atrás de um computador do que contribuir para o fortalecimento das instituições. Nesta confusão generalizada são capazes de criticar, ameaçar e estimular o ódio. Estes elementos enfraquecem a democracia. Tomara que sejam identificados e responsabilizados.

*Tratamento Covid

A Defensoria Pública Regional de Sarandi garantiu a uma mulher o direito a tratamento médico integral em uma clínica particular de longa permanência, em razão da falta de vagas no Sistema Público de Saúde, para curar sequelas da COVID-19. A liminar determinou que o Estado do Rio Grande do Sul e o município de Sarandi arquem com todas as despesas médicas na instituição de saúde, e demais custos necessários.  Vai receber cuidados especializados 24h, além de acompanhamento fisioterápico, fonoaudiólogo e nutricional.

*Colheita

Levantamento do IRGA aponta que a área plantada no Estado alcançou 70,37% do previsto. Até quarta-feira, foram registrados 682 063 hectares semeados de um total estimado de 969 192 hectares. A Fronteira Oeste registra 79,75% e a Região da Campanha, 69,02%.

A chuva dos últimos dias na Metade Sul do Estado foi o principal obstáculo para a semeadura, mas foi bem recebida pelos produtores devido à sua importância para emparelhar a emergência e recompor os níveis dos reservatórios.

*Críticas

Todos os candidatos têm o direito de analisarem a situação da saúde, bem como a realidade da Santa Casa, a qual cresce em importância por ser o único hospital a atender SUS. Daí a afirmar que “não se deve fazer nenhum tipo de doação material”, colocando em suspeição todos os que se dedicam a manter o hospital aberto é um verdadeiro absurdo! Passa dos limites!

*Decreto revogado

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou o decreto que autorizava estudos sobre participação privada no Sistema Único de Saúde (SUS).  O Presidente argumentou que a intenção era permitir que pacientes do SUS pudessem ser atendidos em hospitais particulares nas cidades em que os postos de saúde não conseguem atender à demanda, custeado pelo governo federal.

Bolsonaro afirmou que decidiu revogar o decreto após a repercussão negativa da medida. O presidente criticou as avaliações de que os estudos poderiam resultar em um tipo de “privatização” do SUS, o que ele nega que pudesse ocorrer.

*Entenda o decreto

Pela manhã, foi publicado decreto do presidente Jair Bolsonaro incluindo o setor de atenção primária à saúde, que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS), como parte do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) da Presidência da República. O PPI é o programa que estuda as privatizações e parcerias público-privadas do governo federal.  Segundo o decreto, a inclusão desse setor no Programa tinha “fins de elaboração de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

Nas redes sociais, a decisão repercutiu com posicionamentos contra e a favor de uma possível participação privada no SUS. Segundo nota da Secretaria-Geral da Presidência, “a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão, que futuramente serão analisados pelo governo federal.”

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266