Candidatos à prefeitura apresentam suas propostas para a infraestrutura

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O jornal Correio do Pampa está disponibilizando espaço para os (as) candidatos (as) à Prefeitura apresentarem suas propostas para setores como saúde, educação e infraestrutura caso sejam eleitos. Confira as propostas para a infraestrutura:

 

Delegada Ana Tarouco:

INFRAESTRUTURA

A Gestão administrativa da Coligação Endireita Sant’Ana da Delegada Ana Tarouco e do Evandro Gutebier será baseada no diálogo, transparência e honestidade. E visa retomar os investimos em infraestrutura de nossa cidade, que nesses últimos anos, foram mínimos. Confira nossas principais propostas:

INFORMATIZAÇÃO E RASTREAMENTO DA FROTA MUNICIPAL

Instalar o sistema de rastreamento de frotas, buscando a segurança dos agentes envolvidos e a transparência das ações públicas.

SETOR DE OBRAS

Reestruturar os Setores e a organização interna dos trabalhos na Secretarias de Obras Municipal, bem como aliar a tecnologia para o controle de estoque e de maquinários utilizados.

SUBPREFEITURA

Buscar a Viabilização da implantação de subprefeituras para o melhor atendimento a demandas da população rural.

AMPLIAÇÃO DO MAQUINÁRIO MUNICIPAL

Destinação de recursos para aquisição de maquinário para manutenção de Estradas Rurais e da Patrulha Agrícola, que favorece os agricultores familiares e pequenos produtores rurais.

ECONOMICIDADE PROGRESSIVA

Extinguir gradativamente os alugueis firmados pelo município.

CENTRAL DE LICITAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO:

Centralização do processo de compra, controle e distribuição de materiais de consumo a toda administração municipal, liberando as demais Secretarias dos encargos burocráticos que giram em torno de processos licitatórios, o que permitirá uma otimização dos trabalhos e das aquisições, bem como um maior controle dos gastos públicos.

SANTANA + CONECTADA

Incentivar a Inclusão Digital nos Espaços Públicos, principalmente nas principais praça.

SANEAMENTO BÁSICO

Melhorar e ampliar o tratamento de esgoto da cidade. Evitando assim a contaminação do Aquifero Guarani e do esgoto à céu aberto, como vemos nos bairros e vilas.

VIABILIZAR A USINA DE ASFALTO

Buscar a viabilização do funcionamento da usina de asfalto com autossuficiência, para obras de revitalização das ruas de nossa cidade.

 

Glauber Lima:

Glauber: ‘A TUA USINA funcionando novamente é a solução para o grave problema dos buracos em nossas ruas e através da CRIAÇÃO DE SUBPREFEITURAS, vamos assegurar a manutenção permanente de estradas e serviços diversos aos moradores do campo’.

Nosso município tem uma das piores infraestruturas do estado. Em face disso, tanto a Usina de Asfalto que foi adquirida, quanto à implementação das Subprefeituras, se constituem em medidas de urgência para atender as demandas da cidade e do campo.

A tua Usina de Asfalto precisa urgentemente ser colocada em funcionamento para fazer frente à necessidade de melhorias nas vias urbanas e modernização da cidade, e as subprefeituras para melhorar a administração junto ao povo do campo, assegurando parque de máquinas e serviços diversos permanentemente no meio rural. Ambas as medidas se revestem de caráter estratégico para fazer frente às demandas de condições adequadas de circulação das populações do campo e da cidade.

Além desses dois grandes eixos de infraestrutura, o Programa de Governo da Coligação Trabalho e Confiança, destaca outras importantes ações como o Programa Ilumina que pretende modernizar e revitalizar a iluminação pública da cidade.

O Programa de incentivo a recuperação e acessibilidade de calçadas, será um incentivo e recuperação das calçadas, primando pela acessibilidade de modo a possibilitar que todos os cidadãos possam transitar com facilidade e segurança.

Na mobilidade pública, listamos a implantação do estacionamento rotativo na área central da cidade, assegurando a democratização do acesso às vagas; melhoria de sinalização (placas) indicativas e informativas, principalmente para os usuários de transporte coletivo; e licitação para o transporte público.

Ainda como proposta, pretende-se estabelecer um processo de educação ambiental participativa, ampliando a consciência da população para a participação nas intervenções ambientais, mostrando a importância da valorização, preservação e recuperação da qualidade do meio ambiente, da água, da paisagem e recursos naturais e arquitetônicos da cidade.

 

Ico Charopen:

– Dar continuidade ao Plano de Recuperação de Vias Urbanas, com prioridade para asfaltamento das vias estruturadoras por onde passa o transporte coletivo, dando manutenção nas vias já beneficiadas com infraestrutura;

– Dar continuidade ao programa de construção e reconstrução de pontes e o desassoreamento dos arroios, em especial dragagem dos arroios Carolina e Maragato;

– Continuar a estruturação e implementação do Plano de Recuperação e Modernização de praças e jardins;

– Dar continuidade ao projeto de Travessia Urbana, em tramitação junto ao Governo Federal;

– Dar continuidade ao projeto para captação de recursos para pavimentação e urbanização da Avenida Paulo Labarthe (Brasil) e Frederico Diaz (Uruguai), através de um projeto de execução integrada com a Intendência de Rivera;

– Captar recursos para projeto e articular junto ao Governo do Estado para retomada do processo de asfaltamento da estrada municipal trecho ERS 654 (Passo do Guedes) até a VRS 803 (Vila Palomas), que liga a Vinícola Nova Aliança à Vinícola Almadén/Miolo, concluindo a pavimentação e incentivando o desenvolvimento da Ferradura dos Vinhedos;

 

Mari Machado:

O Município de Sant’Ana do Livramento merece uma gestão planejada, organizada e eficiente, esse é o nosso desafio e o compromisso que assumimos no nosso Plano de Governo, o qual entendemos como um contrato com a sociedade e deve ser respeitado e seguido à risca na implantação das ações propostas. Quando o tema é INFRAESTRUTURA dividimos em dois planos: Infraestrutura Urbana e Infraestrutura Rural. Ambas não podem mais serem administradas sem o mínimo planejamento, só com ações tópicas para resolver problemas ou atender pedidos individuais sem, no entanto, atacar de frente com investimentos e técnica para sanar as necessidades de infraestrutura do campo e da cidade.

INFRAESTRUTURA URBANA – Implantar um o Plano de Manutenção Total, verificação diária de veículos e equipamentos das secretarias, para melhor gestão e manutenção da frota. Estruturar o Plano de Limpeza Urbana – varrição, pintura de meio fio, capina, desentupimento de valas, bocas de lobo e dragagem dos arroios Carolina e Maragato. Resgatar o Programa Cidade Linda como parte do Programa de Educação Ambiental. Estruturar o Plano de Recuperação de Vias Urbanas – PRÓ-VIAS Livramento, com prioridade para o asfaltamento das vias estruturadoras por onde passa o transporte coletivo. Estruturar Plano de Recuperação e Acessibilidade de Calçadas, com incentivo aos proprietários, através de premiações e reconhecimento público. Implantar a Coleta Seletiva dos resíduos sólidos, a iniciar pelos órgãos públicos municipais.

INFRAESTRUTURA RURAL – Implantar o Plano de Recuperação das Estradas Rurais, bem como o Conselho Municipal de Recuperação das Estradas Rurais e o fundo de recuperação de estradas rurais, com aporte do município através dos recursos do ITR.  Fortalecer o Fundo de Apoio ao Pequeno Empreendedor Rural (FUNDAPEPER), segundo Lei 3.356/95, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER). Compra de equipamentos, captar recursos para compra de equipamentos que prestam serviços na área rural. Organizar e ampliar o serviço de atendimento da Patrulha Agrícola.

Esta é uma pequena amostra das possibilidades e soluções que temos para realmente recuperar a base de infraestrutura urbana e rural de Sant’Ana do Livramento. Para que tudo isso aconteça dia 15 vote Mari e Angelo – Vote 40.

 

Miguel Pereira:

+ Plano de Obras Urbano (ruas);

+ Plano de Obras Rural (estradas e pontes);

+ Drenagem Urbana – Enchentes/Carolina;

+ Retomada do DAE – Água (ARTD) e Esgoto (CT);

+ Iluminação Pública (LED, Custo, Segurança);

+ Recolhimento – Transporte – Disposição de Resíduos (UTL);

+ Melhorias em Logradouros Públicos (Praças, Parques e Ajardinamentos).

 

Professor Renatho Costa:

O PSOL 50 acredita que compete ao poder público promover ações para garantir à população uma boa qualidade de vida, por isso em seu projeto de governo precisa chamar a comunidade para participar dessas ações, através da criação das administrações de bairros busca empoderar os cidadãos e, também planejar ações. Por exemplo, obras de manutenção de ruas e avenidas do centro ou de bairros mais afastados; ações de manutenção de pontes; conservação de calçadas, etc., serão realizadas a partir das prioridades apontadas por essas administrações de bairros.

– Garantir que pessoas portadoras de necessidades especiais posam ter acesso ao gabinete do prefeito e a outros prédios públicos; realização de nivelamento das calçadas e rampas de acesso aos cadeirantes são ações previstas no plano de acessibilidade que implantaremos.

– A reforma e adequação das redes de esgoto e pluviais; revisão de bueiros e outras formas de drenagem de água para evitar alagamentos e erosões no asfalto; instalações de grades nos bueiros para impedir a obstrução dos canais de escoamento com lixo despejado nas ruas e evitar acidentes com pedestres e animais, são algumas das ações das ações previstas no plano de saneamento básico.

– A recuperação de estradas rurais também é importante e será efetivada a partir da implantação do Plano municipal de recuperação das estradas rurais, com diagnóstico das condições atuais, estabelecimento de prioridades, busca de recursos e realização das metas com participação do COMDER, de especialistas da área e da população rural.

– A substituição de postes de luz que ofereçam riscos para a população; a instalação de postes de luz com painel solar ou outra fonte de energia sustentável com prioridade para localidades rurais e bairros periféricos; instalação de iluminação específica para faixas de pedestres com grande circulação de pessoas e veículos para diminuir os riscos de acidentes são algumas das ações relacionadas à iluminação pública.

– Para que as empresas prestadoras de serviço de transporte coletivo atendam as demandas da comunidade será preparado um programa de licitação com algumas exigências que as empresas precisarão cumprir para obter a licença de operação.

 

Sargento Doze:

INFRAESTRUTURA

➢ Melhorias no Terminal do Centro, deixando o local mais seguro e cômodo para a comunidade que utiliza o espaço para pegar ônibus, atualmente não temos sequer um banheiro público nas proximidades do terminal;

➢ Incentivar e apoiar a instalação de cisternas nas zonas rurais;

➢ Desperdício com aluguéis desnecessários, criar um centro administrativo que comporte todas as secretarias e seus servidores;

➢ Cumprir a Lei de Acessibilidade, nos órgãos públicos e principalmente nas vias urbanas da cidade;

➢ Reativação da antiga usina de asfalto que existia no município, produzindo o próprio asfalto de qualidade para acabar com a buraqueira, treinamento de funcionários e adequação de maquinários para realização de um bom serviço, com economia de recursos e melhor qualidade do serviço oferecido a população;

➢ Padronizar as paradas de ônibus da cidade, oferecer à iniciativa privada a manutenção delas, e em contrapartida as empresas poderão utilizar o local como espaço publicitário;

➢ Investir em ciclovias;

➢ Investir e prover a manutenção adequada de semáforos mais modernos;

➢ Reformar e cuidar de todas as praças da cidade;

➢ Revitalizar o todo o Batuva;

➢ Revitalizar a Chácara da prefeitura;

➢ Criar legislação para que Associações de Bairros regulamentem uso das praças e espaços públicos nos bairros;

➢ Melhorar banheiros públicos na cidade;

➢ Melhorar a canalização dos arroios da cidade;

➢ Manter bueiros limpos, e ter cronograma de limpeza;

➢ Manutenção em todos os cemitérios da cidade, tanto na área urbana quanto na área rural;

➢ Melhorar a sinalização dentro da cidade, com a colocação de placas e manutenção das pinturas de faixas;

➢ Construir uma rua coberta no centro da cidade, criando um ponto turístico, com diversas atrações, oferecendo artesanatos e opções gastronômicas aos turistas;

 

*Os textos são de responsabilidade dos candidatos/coordenadores de campanha.

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