Exército uruguaio inicia controle sanitário na Fronteira

Aumento dos casos ativos de coronavírus provocou uma série de medidas restritivas no país vizinho
0
547

O Uruguai e o Departamento de Rivera registraram recordes de casos novos de coronavírus e também de casos ativos.

Segundo o boletim do Ministerio de Salud Pública de 21/10, o departamento de Rivera contava com 119 casos ativos de coronavírus e um falecimento de um homem de 65 anos que chegou a ser internado na ala covid do Hospital Departamental de Rivera mas recebeu alta e estava em casa.

Todas as pessoas infectadas mantêm-se em rigoroso acompanhamento epidemiológico.

Controle

Desde a sexta-feira (23), o Exército Uruguaio realiza o controle sanitário na linha de fronteira, identificando e realizando verificação de temperatura nas pessoas que entram ou saem do país.

Todas as pessoas que têm intenção de entrar no Uruguai devem fornecer dados como nome, idade, residência e motivos para ingressar no país. Ao contrário do que vem sendo postado nas redes sociais, a Fronteira não está bloqueada, apenas seu acesso está controlado.

Novas regras

Daniel Salinas, Ministro de Salud Pública, está no departamento de Rivera e divulgou novas orientações à população considerando o crescente aumento do número de casos ativos de coronavírus. Segundo ele, 29% dos casos ativos do país estão em Rivera.

Os casos ativos, segundo o ministro, estão no comércio, na saúde, na segurança pública (incluindo contatos de familiares com profissionais positivados), internação hospitalar, centros religiosos, contatos com pessoas com o vírus e outras sem vínculo epidemiológico definido.

As novas determinações se somam às já adotadas pelo país e, entre elas, inclui-se: fiscalização nos estabelecimentos comerciais para que sejam cumpridos os protocolos de segurança sanitária. Em caso de descumprimento, a multa varia 36.000 e 1.200.000 pesos uruguaios. Entre as medidas assistenciais, estão suspensas as intervenções cirúrgicas; adoção de meios alternativos de atenção tais como telemedicina; suspensão de eventos que promovam aglomeração de pessoas; uso de máscara no transporte público; e os eventos religiosos seguem a resolução determinada pelo governo departamental de Rivera.

O Ministro também adiantou que estariam vindo para Rivera inspetores do Ministerio de Salud Pública encarregados de realizar a fiscalização do comércio.

Já na sexta-feira (23), o governo do Uruguai, após reunião conduzida pelo presidente Luis Lacalle Pou, suspendeu as aulas presenciais por quinze dias em Rivera e o reforço dos controles da fronteira.

Com a fiscalização reforçada, serão levadas à justiça as pessoas que não cumpram as medidas. Sobre a temporada turística, o presidente disse que tais medidas estão sendo tratadas, mas adiantou que “será um verão restrito, com as fronteiras basicamente fechadas, salvo exceções que já se conhecem e talvez, alguma mais”, pontuou.

O presidente assegurou que a situação do coronavírus no Uruguai não está fora de controle. Aos jovens, Pou solicitou que evitem a organização ou participação em festas e eventos e assegurou que a fiscalização será reforçada.

O presidente também frisou que o Uruguai reservou 700 mil doses de vacina mas atualmente, a melhor prevenção que existe é a máscara, o álcool em gel e o distanciamento social.

Desde que a emergência sanitária foi declarada no dia 13 de março foram processados 292.525 testes e registaram-se 2701 casos positivos de coronavírus em todo o território nacional. Desse total, 2204 já se recuperaram e 53 faleceram.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266