Não é de hoje que, tanto moradores, quando motoristas que trafegam entre Livramento e Quaraí reclamam da falta de sinal telefônico em determinado trecho da BR 293, o qual ficou popularmente conhecido como “Ponto Cego”, por não haver nenhum tipo de alcance telefônico, dificultando a vida de quem reside na área, dos que utilizam a rota como passagem ou que já necessitaram em alguma circunstância de socorro e não conseguiram auxílio.
Por conta disso, o vereador da cidade de Quaraí, Maurício Mera de Castro, criou uma petição pública, a fim de solicitar cobertura de sinal de celular na localidade.
Como o problema também atinge os moradores santanenses, o vereador Thomaz Guilherme uniu-se ao colega quaraiense na demanda, iniciando um movimento para assinaturas da petição, e posteriormente, encaminhar a mesma aos órgãos competentes a fim de que seja solucionado o problema, que já se arrasta por anos sem alternativas.
“Inúmeras são as queixas diárias em meu gabinete, sobre a ausência de sinal entre a estrada que interliga o município de Quaraí ao município de Santana do Livramento, tal ausência é extremamente prejudicial aqueles que ali transitam diariamente bem como as pessoas que possuem sua residência na zona rural. Considerando que ao distanciar-se cerca de 15 km da cidade de Quaraí, não há evidências de sinal telefônico, e assim permanecendo por um percurso de cerca de 85km sem cobertura alguma, tal situação acaba por tardar quando acontece intercorrência aos que ali transitam. Além disso, pessoas que residem nas proximidades desse trajeto acabam por não ter comunicação, devido a precariedade do sinal”, destacou o vereador de Quaraí, Maurício de Castro.
O vereador santanense Thomaz Guilherme destacou que esta é uma demanda da área rural, como agricultores, pecuaristas e moradores do trecho, localizado a 7km de Livramento e 7km de Quaraí, conforme levantamento realizado pelo legislador.
“O meu colega iniciou este movimento em Quaraí e eu estou dando continuidade ao mesmo aqui na cidade, para que possamos conquistar o sinal telefônico na região que já é conhecida por todos como ponto cego”, frisou.
Thomaz Guilherme vem mantendo contato com várias entidades e segmentos da sociedade civil, como ACIL, Associação e Sindicato Rural, representantes e colaboradores que usufruem deste trecho, Supermercado Righi, Rede Vivo, caminhoneiros, transportadoras, Movilcor, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde, além de compartilhamentos nas redes sociais.
“É inadmissível termos uma área turística como a Eólica, que já está em expansão, e não ter sinal telefônico. Até hoje não ouvi nenhum relato de alguém que, trafegando pelo trecho, precisou de socorro e conseguiu sinal, eu mesmo já precisei e não consegui entrar em contato com ninguém”, pontuou.
A fim de dar amplitude ao assunto, poderá ser realizada uma audiência pública com todos os segmentos envolvidos, a fim de conversar, discutir e analisar as alternativas para solução da demanda.
Os interessados em assinar a petição pública, a mesma está disponível nas redes sociais do vereador Thomaz Guilherme, ou no link https://www.change.org/p/peti%C3%A7%C3%A3o-para-cobertura-de-sinal-telef%C3%B4nico-na-br-293
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266