400 animais serão castrados gratuitamente em Livramento

0
197

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários, comandada pelo secretário Edu Gutebier, divulgou recentemente que realizará uma ação de castração de 400 animais. Podem se inscrever tutores que estejam cadastrados no CAD Único e cães comunitários, aqueles animais que são cuidados por um grupo de pessoas do bairro.

“Castração é a solução”

Juliana Lemos Prates, voluntária da causa animal, destacou que a castração de animais é a solução: “São dois projetos que deveriam andar sempre juntos, um projeto efetivo na educação e um programa efetivo nas castrações, pois a solução é essa, a castração e a educação que deveriam sempre andar de mãos dadas. Se nós tivéssemos um tempo atrás, projetos nesse sentido, não teríamos hoje esse número elevado de abandono, esse quadro que está agora a causa animal. Esse projeto vindo do executivo agora, acredito que para todos os protetores e ONGs, é muito satisfatório pois a castração tem um valor bem elevado. Nós temos esse privilégio de tem em Rivera de ter esse preço mais em conta, mas o que acontece, as pessoas com uma baixa renda, na crise que o país vem enfrentando, não tem realmente condições de tirar do seu bolso R$100, R$200 para castrar seu animal, onde muitas vezes são mais de um cão, mais de um gato em casa”, destaca.

O projeto de castração tem sido bem recebido pelos defensores da causa animal, onde um dos principais desafios é o chamado “Enxugar gelo”, onde o filhote é abandonado, não é resgatado, fica na rua, cresce e se reproduz, com mais filhotes nas ruas: “Tomara que tenhamos bem mais ações. Esperamos que o castramóvel seja colocado em prática. Livramento ainda está “engatinhando” muito na parte da causa animal, a gente vê municípios vizinhos que tem esses projetos já em prática e funcionando bem”.

As famílias inscritas no Cad único terão prioridade neste primeiro momento da ação: “Muitas vezes a gente encontra a falta de condições das famílias para manterem seus animais. Nós fizemos bastante campanhas de castração, só que não está fácil para ninguém, nem sempre que se consegue aquela “madrinha” para a castração. Nós de Livramento, temos o privilégio de ter Rivera, que tem os preços bem mais em conta, e nós conseguimos atravessar para lá, inclusive a gente pega muito as castrações econômicas de lá e muitas vezes também gratuitas, eles são bem organizados nesse sentido”.

Embora a castração seja uma questão de saúde pública, ela ainda não está ao alcance de todos e também não é muito bem compreendida pelas pessoas. Antigamente, esse tipo de cirurgia era raro, e geralmente realizada quando as pessoas se cansavam de ter ninhadas em casa. Mas além do valor ser muito alto, pouquíssimos veterinários realizavam o procedimento. Hoje, embora mais profissionais realizem a castração, os preços continuam altos, sendo de difícil acesso à maioria da população. “Esperamos que esses projetos continuem e que deem certo, pois beneficia toda a comunidade. Existe a outra parte da saúde pública, tem várias doenças, várias zoonoses, que se proliferam pela relação sexual entre os cães, por exemplo o TVT (tumor venéreo transmissível), é um tipo de tumor que ele é uma DST dos cães, ele se espalha a partir da relação sexual. É uma questão de saúde pública também”, finaliza Juliana.

As inscrições iniciarão nesta segunda (12), somente através do telefone (55) 3968-1120. Os 400 animais cadastrados serão divididos entre cães e gatos: 100 fêmeas e 100 machos.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266