Obras da artista mirim gaúcha Rita Jorge, participam de concurso em Luxemburgo
Com apenas 04 anos, a artista mirim gaúcha Rita Jorge Felice vem ganhando espaço em diversas exposições, graças ao talento que expressa através de suas telas, as quais já foram expostas em eventos na cidade de Santa Maria e São Sepé. Rita é filha de Mirna Jorge e Stefano Felice, que residiram um longo período em Sant’Ana do Livramento e atualmente moram na cidade de Santa Maria. Os pais, por intermédio da família e amigos iniciaram uma busca da compreensão e dos estágios de desenvolvimento cognitivo para permitir à menina, todo e qualquer tipo de estímulo artístico.
A menina já realizou exposições em Santa Maria e em cidades vizinhas para divulgar seus trabalhos e ampliar a rede de apreciadores de sua obra, sendo a primeira exposição organizada no Shopping Royal em um espaço lúdico sob curadoria dos pais e de Cirlene Maier Ereno, artista visual e produtora cultural da região. Em 2022, entre os meses de abril e maio, Rita expôs suas telas no Espaço da Fundação Cultural Jorge Simões Filho, em evento organizado em comemoração ao aniversário de 146 anos do município de São Sepé.
“Ela se expressa com fidelidade de traços e formas como se fosse uma artista, escolhe as cores de cada trabalho, conforme o seu entendimento e conforme a sua energia ao acordar. Utiliza tintas não tóxicas pois se integra ao trabalho quando pinta. Seus movimentos de corpo interagem na pintura e no desenho que ora são geométricos e sistêmicos e ora são figuras que podemos enxergar conforme nossos olhos correm na tela e nossa imaginação nos permitir”, destaca a mãe Mirna Jorge.
Para ampliar a divulgação do trabalho da artista mirim gaúcha, os pais Mirna e Stefano, inscreveram as telas de Rita no concurso artístico europeu “Luxembourg Art Prize”, no país de Luxemburgo. Os trabalhos estão concorrendo a premiações e reconhecimento artístico como representante do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O concurso possui renome internacional, sendo muito disputado e com a participação de artistas já reconhecidos todo os anos. O Luxembourg Art Prize foi criado pela Pinacoteca em 2015, situado no Grão-Ducado do Luxemburgo, e o prêmio visa revelar anualmente os talentos, amadores ou profissionais,
qualquer que seja a sua idade e nacionalidade. Desde a sua criação, o Luxembourg Art Prize ambiciona lançar ou reforçar a carreira de artistas ao nível internacional. Todos os anos, 24 artistas finalistas são selecionados e premiados.
“Além de inscrevermos as telas no concurso e apostando na divulgação dos trabalhos de Rita, estamos em busca de patrocínios e parcerias com empresas, amigos e instituições para que ela continue explorando a sua linguagem artística e se manifeste com cores e formatos provenientes de sua imaginação”, pontuaram os pais.
Quem tiver interessem em colaborar com o aprendizado de Rita, além de conhecer mais sobre o seu trabalho, pode acessar o Instagram @coresderita, pois o perfil está sempre com atualizações sobre as obras da artista.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266