Percepções

0
1083

O exemplo que ele deixou

Tem pessoas que marcam a vida da gente de tal forma que se torna impossível esquece-las. Elas importam sempre. Transcendem os limites da temporalidade. Estão presentes com tanta naturalidade, leveza e espontaneidade que se tornam referência. Refiro-me aquele espaço indivisível, único, onde guardamos, no coração, os que serão sempre lembrados.

Entre as referências que tenho em minha vida, há um lugar muito especial para o Dr. Vieira. Estive ao seu lado nos últimos anos de sua vida. Fui, com muita honra, seu advogado e amigo. Tive o privilégio de vibrar com suas vitórias e amargar em algumas   derrotas que a vida lhe impôs, entre elas, a forma como foi afastado da Provedoria da Santa Casa. Para realizar uma intervenção, “em nome da comunidade”, feriu-se um médico que desempenhava, graciosamente, o cargo de Provedor. Queria ajudar. Esta, era sua disposição. Colocou-se um interventor em seu lugar e nunca houve sequer uma palavra de agradecimento por seu trabalho e sua doação ao hospital. Mereceria, pela solidariedade, um mínimo de reconhecimento e não ser simplesmente “destituído” do cargo que exercia na Santa Casa, como se fosse o responsável pela situação financeira, a qual somente se agravou, ao longo dos anos.

Como dizia Martin Luther King, “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Foram injustos com ele e com sua história.

Durante muitos anos, foi o único neurologista da Fronteira, atendendo gratuitamente pacientes SUS, bem como uruguaios, tanto em Rivera como Taquarembó e cidades vizinhas. Salvou muitas vidas, sem olhar a situação financeira de quem dele precisava.

Perdemos não apenas um Santanense, mas um símbolo de integridade, doação e espírito comunitário. Deixa um exemplo a ser seguido e uma história de vida muito bonita. Soube amar e ser amado. Compreender e ser compreendido. Construir, sem destruir a quem quer que seja. Acreditava na vida, na solidariedade, e na construção de uma sociedade livre de amarras, justa e solidária. Tinha a convicção que a melhor parte de uma pessoa está nas suas amizades e sabia ser amigo como ninguém! Deixa um exemplo de honestidade, seriedade e honradez.

Cá de minha trincheira, no âmago de minhas emoções, vou continuar a cultivar sua lembrança. Vieira é uma joia preciosa que se transformou, um átomo a mais que se animou, uma réstia de luz que se firmou em algum lugar deste imenso espaço infinito. É energia pura, alimentada pela vibração positiva de sua amada Simone, de seus filhos e, ainda, daqueles a quem, livremente, escolheu para serem chamados de irmãos.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266