Vacinação de crianças contra a poliomielite continua em Livramento

0
277

Desde o início do mês, está acontecendo em Livramento a campanha de vacinação contra a poliomielite em Livramento. A Campanha de vacinação da pólio e multivacinação tem o objetivo de alcançar a cobertura vacinal de meta vacinar 95% ou mais das crianças e adolescentes. O Dia D de vacinação contra a Poliomielite, aconteceu no ultimo sábado (20), das 8h às 17h em todos os postos de saúde da cidade, com exceção da UBS do bairro Planalto por não ter sala de vacinação e ESF Rural que realizou uma busca ativa nas propriedades rurais.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral. A transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções ao tossir, espirrar ou falar ou pela via fecal-oral de forma indireta através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores. Em mais de 90% dos casos a infecção é inaparente ou assintomática. Entre 1 a 1,6% dos casos desenvolvem a forma paralítica, com características de deficiência motora de início súbito, em geral afetando membros inferiores e de forma assimétrica, flacidez muscular, entre outros sintomas.

De acordo com Pamela Vargas, responsável pela área de imunização da Secretaria municipal de Saúde, é importante que o responsável pela criança e adolescente o leve para ser imunizado: “O grupo alvo da campanha da pólio são crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias. Já na campanha da multivacinação, o grupo alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos. Neste caso devem ser levados no posto mais próximo da sua casa para atualizar a caderneta de vacinação”, pontua.

A doença é considerada hoje erradicada no país. Porém, os baixos índices de vacinação podem fazer com que ela retorne. Já houve neste ano um caso registrado em Nova York, nos Estados Unidos. Conforme uma análise da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 74% das cidades no Rio Grande do Sul apresentam risco alto ou muito alto de reintrodução do vírus. A campanha de vacinação contra a poliomielite teve início no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro. Segundo Pâmela, o sistema de verificação de porcentagem de vacinados não está atualizado com os dados mais recentes e por este motivo não é possível saber a porcentagem de crianças e adolescentes imunizados na cidade.

As vacinas utilizadas na campanha são as mesmas disponibilizadas na rotina dos serviços de vacinação, ao longo de todo o ano. Além delas, conforme disponibilidade e organização, os municípios podem ofertar ou orientar as demais vacinas específicas de campanhas, como a da covid-19 e da gripe (influenza).

Vacinação Covid-19

Em Livramento, a imunização iniciou nesta semana a etapa de 4ª dose para adultos a partir dos 18 anos, com comorbidades. A comorbidade deve ser comprovada através de um atestado para que o munícipe receba a dose. Já a vacinação infantil contra a Covid-19 continua acontecendo no município, de forma centralizada, somente no Posto do Pam, região central da cidade, nas terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.

Crianças de 5 a 11 anos estão com 74,4% de aplicação da dose 1 e 46,6% com a segunda dose. Durante a ação de mega vacinação para crianças onde iniciou a aplicação de vacinas para a faixa etária de 3 e 4 anos, houve a aplicação de 130 doses.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266